O escritório Zaha Hadid Architects divulgou o projeto para um complexo de uso misto localizado em um terreno de Vauxhall Cross Island, adjacente à Estação Vauxhall, em Londres. Com o objetivo criar um novo espaço público para a vizinhança, o complexo consistirá em duas torres conectadas por uma base no nível da rua, oferecendo uma variedade de usos programáticos incluindo um hotel, escritórios, residências, comércio e equipamentos públicos.
Localizado em um terreno delimitado pelas ruas Parry, Bondway e Wandsworth, o complexo está situado em um local identificado pelo Plano Diretor de Londres como uma ponte para rotas de transporte existentes e um nó com o potencial de abrigar um empreendimento de alta densidade. Além disso, Vauxhall, tem sido o local escolhido para a construção de inúmeros projetos importantes como Newport Street Gallery e Ponte Nine Elms.
"O desenho responde às aspirações do Conselho Lambeth de contar com um centro distrital para Vauxhall ao criar um novo espaço público adjacente às linhas de metrô e ônibus. A proposta contempla os projetos existentes de TfL para melhorar a estação de ônibus, a acessibilidade e segurança de todos", explicou Zaha Hadid Architects.
"Esse projeto gerará aproximadamente 2000 novos empregos no bairro dentro de uso misto que inclui um espaço público, habitações, comércio, escritórios e um hotel - proporcionando um lugar cívico vital, além de equipamentos para a crescente comunidade de Vauxhall."
O projeto Vauxhall Cross Island desenvolverá o potencial de quatro princípios chaves de desenho, explicados pelos arquitetos:
1. Responder às aspirações do Conselho Lambeth de contar com um novo centro do distrito, estipuladas no Documento de Planejamento de Vauxhall (SPD) de 2013, principalmente através de:
- Proporcionar um espaço ativo e acolhedor para Vauxhall
- Criar uma área urbana mais definida
- Manter a importância de Vauxhall como um espaço de intercâmbio de transportes
2. Contribuir com a criação de empregos para o bairro
A nova proposta procura incrementar espaços comerciais ao redor do novo Hotel Hilton que será uma grande adição a Vauxhall e contribuirá para gerar oportunidades de emprego no bairro. Estima-se que o esquema proposto crie aproximadamente 2000 empregos nos setores de hospitalidade, comércio, administração e etc.
3. Ativar o terminal de ônibus de Vauxhall
TfL tem planos separados para construir uma estação de ônibus ao lado da Estação Vauxhall. Embora os projetos sejam independentes um do outro, a entrega do plano rodoviário da TfL exige que as propriedades pertencentes à VCI Property Holding sejam utilizadas. O esquema previamente consentido para o terreno teria impedido as mudanças propostas.
4. Responder ao cluster urbano emergente de Vauxhall
A revisão do projeto dos edifícios permite um esquema que se encaixará melhor no contexto emergente de Vauxhall. O projeto funciona com o auge dos outros desenvolvimentos propostos na área.
A própria arquitetura foi projetada em resposta a esses princípios, criando uma nova praça pública ao longo da rota altamente traficada entre a Estação Vauxhall e as novas estações de ônibus da TfL, em Bonday. Esse fluxo constante de pessoas permitirá que a quadra hospede um programa completo de eventos comunitários, como mercados e instalações.
Ao limitar a praça, o projeto exige um hotel com mais de 500 quartos, uma mistura de 260 residências privadas e acessíveis, 20.000 metros quadrados de espaços para escritórios e 650 metros quadrados de varejo e espaços de estar.
Embora o projeto tenha recebido algumas críticas daqueles que acreditam que a proposta é muito grande para o local, os investidores e arquitetos continuam trabalhando com a comunidade para adequar o projeto a um uso ideal.
Via Zaha Hadid Architects.
Arquitetos
Localização
Londres SW8 1SJ, Reino UnidoProprietário do terreno e investidor
VCI Property Holding LimitedGerente de desenvolvimento
Great Marlborough EstatesConsultor de Desenvolvimento
DaisEngenharia
Buro HappoldFotografias
Slashcube