O centro cultural itinerante projetado pela arquiteta Daniela Gutiérrez, conhecido como "Trenzando", já está operando. Construído a partir de contêineres reciclados, a estrutura faz parte de uma estratégia de descentralização das instituições culturais do Chile, atuando de maneira ativa enquanto percorre as redes ferroviárias de norte à sul do país. Esta estrutura sobre trilhos permite alcançar as localidades mais remotas, levando produtos e actividades que promovem o desenvolvimento cultural e tecnológico, tais como oficinas, exposições, seminários, cursos de capacitação, laboratórios, espectáculos artísticos, oficinas de cinema, entre outros.
Trenzando é uma plataforma itinerante de apoio à ciência, arte e tecnologia, operando como um centro cultural móvel aonde diversos agentes culturais e científicos poderão trabalhar em distintas comunidades, promovendo a troca de experiências e a difusão do conhecimento, além de possibilitar processos participativos de desenvolvimento de novos projetos.
Descrição da equipe: O Chile conta com mais de 3.000 quilômetros de ferrovias que atualmente não são utilizadas. Esta é uma proposta concebida para reativar o importante patrimônio ferroviário nacional, aproveitando a infraestrutura existente e ainda em condição de uso e operação: 170 estações distribuídas ao longo de todo o país.
Utilizando contêineres como sua estrutura espacial e um trem como veículo de distribuição, o projeto tem como objetivo criar um circuito nacional que fomenta a cooperação entre diferentes localidades, valorizando e promovendo a identidade local, suas memórias e o seu patrimônio. Além disso, acredita-se que esta estrutura possa colaborar com o resgate do patrimônio nacional, a troca e a difusão de conteúdos relacionados a arte, a ciência e a tecnologia.
O circuito é constituído a partir da rede ferroviária norte-sul, atualmente ativa para o transporte de carga, que comunica mais de 170 cidades do país.
O comboio é um dispositivo cultural itinerante construido a partir de cinco contêineres, incluindo leitos para acomodar até dez pessoas, banheiros, cozinha, escritório, oficina multiuso e espaços cênicos. O conjunto de vagões é transportado por uma locomotiva de trem de carga que os estaciona nas linhas suplementares das estações urbanas, onde são abertos para o público promovendo atividades culturais para a população local.
Desta forma é possível promover atividades que incentivam o desenvolvimento cultural e tecnológico, tais como oficinas, exposições, seminários, cursos de capacitação, laboratórios, espectáculos artísticos, oficinas de cinema, entre outros, além de fomentar o regate da memória local em mais de 150 cidades e povoados, em grande maioria rurais, que geralmente não possuem nenhum tipo de infraestrutura cultural. Com isso, é possível otimizar esta estrutura e garantir igualdade de condições para o desenvolvimento de atividades culturais em todas as localidades do país.
Valorizar o patrimônio ferroviário: a malha ferroviária chilena vem sofrendo cortes contínuos em suas linhas de operação ao longo das últimas décadas. Devemos considerar que desde sua inauguração no século XVIII, o transporte ferroviário provocou profundas transformações no desenvolvimento das cidades conectadas à malha ferroviária, influenciando decisivamente na própria estrutura interna das cidades, no número de habitantes, nos equipamentos urbanos, na estrutura social e no tipo de atividades econômicas desenvolvidas. Atualmente o sistema ferroviário nacional encontra-se praticamente à serviço exclusivo do transporte de carga. A infraestrutura geral encontra-se em ótimas condições; as estações e outras estruturas, nem tanto, sendo que a grande maioria das construções possui relevante valor histórico e cultural.
A equipe do Trenzando realizou até a data o cadastramento de quase oitenta estações de trem, comprovando que a grande maioria delas encontram-se em estado de completo abandono, fechadas por risco de desabamento – principalmente devido ao terremoto de 27 de fevereiro de 2010 -, queimadas ou convertidas em depósitos de lixo.
O transporte de pessoas praticamente inexistente nos dias de hoje, se reflete no abandono das linhas ferroviárias e consequentemente de suas estações urbanas. As pequenas cidades que floresceram justamente em torno destas estações, atualmente são divididas fisicamente pela ferrovia, a qual praticamente drena todos os seus escassos recursos. A política centralizadora que vem operando no Chile ao longo dos últimos anos, não apenas se reflete na tomada de decisões e na distribuição de renda: afeta também a produção de conhecimento e de todos os atores envolvidos neste processo.
A partir destas considerações, a equipe do "Trenzando" pesquisou distintas possibilidades para reativar o circuito ferroviário, com especial interesse em processos educativos e de inclusão social. Desta pesquisa nasceu o projeto do comboio Trenzando, concebido pela arquiteta Daniela Gutiérrez. A estrutura foi finalmente construída graças ao Fundo Nacional para o Desenvolvimento Cultural e das Artes (Fondart), além de incentivos da empresa Solmex S.A., encarregada de fabricar os vagões.
Os objetivos do projeto são: incentivar a participação ativa das comunidades no desenvolvimento de seu território; fomentar processos inovadores que valorizam a diversidade cultural na produção de conhecimento e de tecnologias; resgatar e reconhecer o valor do patrimônio material e imaterial ligado ao circuito ferroviário nacional.
A importância do Trenzando reside na revitalização de um símbolo da articulação territorial, a rede ferroviária nacional, atualmente em ruínas devido ao abandono, com a intenção de descentralizar as oportunidades de desenvolvimento a partir da cooperação entre as distintas localidades e a valorização de suas identidades, memórias e patrimônios locais além da difusão do conhecimento tecnológico nas zonas mais afastadas dos grandes centros.
O resultado destas experiências colaborativas locais serão matéria-prima para criar a Cartografía do Trenzando. Esta consistirá em uma rede geo-referenciada que será construída paralelamente às atividades do projeto: seu objetivo é constituir uma rede de suporte e de valorização dos conhecimentos, experiências e memórias específicas de cada localidade que o comboio venha à visitar, através dos mais variados suportes, como textos, audiovisuais, estatísticas, fotos, arquivos, entre outros. A Cartografía Trenzando pretende converter-se em um acervo de memórias, histórias e do patrimônio material e imaterial ligado a atividade ferroviária que atualmente corre enorme risco de desaparecer.
O projeto conta com a colaboração da Empresa de Ferrocarriles del Estado (EFE) para a utilização da infraestrutura ferroviária, e das empresas ligadas ao transporte de carga para o deslocamento do comboio através das suas ferrovias e locomotivas. Além disso, foram criadas parcerias com organizações públicas e privadas com experiência na implementação de programas de âmbito cultural e tecnológico, com a finalidade de garantir um melhor desenvolvimento do circuito: Conselho Nacional de Cultura e Artes, Centro Interdisciplinar de Neurociência (Universidad de Valparaíso), Centro de Inteligência Territorial (Universidad Adolfo Ibañez), entre outras.
*Texto cortesia de 'Trenzando', para mais informações acesse sua página web aqui.