Apesar dos três anos de constantes revisões e sugestões da comunidade, a proposta do BIG para o masterplan do novo Smithsonian Institution Campus em Washington, D.C. foi recebido com ceticismo pela Comissão de Fine Arts, uma das duas agências federais encarregadas de aprovar o projeto.
De acordo com o jornal Washington Post, a reação vem de uma sensação de que o projeto ainda é muito invasivo em relação a estimados aspectos existentes, como o Jardim Enid A. Haupt, e não tira vantagem o bastante de instalações existentes, mas subutilizadas, como o Edifício de Artes e Indústrias
"É desconcertante. Há muitas ideias inovadoras, brilhantes, alguém poderia dizer. Mas meu principal dilema é por que construir um novo centro de visitação quando você tem centenas de metros quadrados ao lado", disse Alex Krieger, membro da comissão, em referência ao Edifício de Artes e Indústrias. "É triste que você esteja negligenciando esse edifício, mesmo seu possível uso como centro de visitação."
Outros membros do conselho foram ainda mais críticos em relação ao projeto, incluindo a vice-presidente Elizabeth Meyer:
"Isto é um redesenho", disse Meyer. "Não tem nada a ver com preservação e não é um bom projeto".
Por enquanto, a Comissão decidiu não tomar medidas para aprovar o projeto, e pediu ao BIG novas alternativas e informações.
"Quando você está lidando com algo que é como o Central Park dos Estados Unidos, e com o Smithsonian, uma das joias da cultura americana, as pessoas vão opinar muito", respondeu Bjarke Ingels. "Nos últimos quatro anos, continuamos enriquecendo o projeto. É uma proposta de planejamento muito refinada que leva em conta muitas das preocupações que foram levantadas."
Saiba mais sobre o caso, aqui.
BIG divulga masterplan para o Smithsonian Campus em Washington DC
Quase um ano e meio após o anúncio de sua contratação, o escritório BIG divulgou os planos de vinte anos para uma profunda revisão no campus Smithsonian sul, localizado no centro de Washington DC.