A Serpentine Galleries anunciou a expansão de seu popular pavilhão de verão através de uma colaboração com a WF Central de Pequim para comissionar o primeiro Serpentine Pavilion na capital chinesa. Primeiro pavilhão a ser construído fora dos Kensington Gardens em Londres, o pavilhão chinês será erguido próximo à histórica Cidade Proibida no Distrito de Dongcheng, onde receberá uma série de eventos e atividades culturais.
O pavilhão inaugural está sendo projetado pelo jovem escritório JIAKUN, liderado pelo arquiteto Liu Jiakun. Inspirando-se tanto no contexto histórico e social de Pequim como nos 17 anos de tradição do Serpentine Pavilion, o projeto em forma de arco equilibra as forças de tensões e compressão.
"O Serpentine Pavilion de JIAKUN Architects inspira-se no confucionismo com uma arquitetura que é uma representação física da tradicional busca pelo Junzi", explica o Serpentine Pavilion em um comunicado de imprensa. "O projeto se caracteriza pela figura do Archer, sob a forma de um feixe curvado em balanço que incorpora as forças de tração através de cabos atirantados entre placas de aço. Embora a arquitetura moderna em Pequim tenha desenvolvido uma série de técnicas poderosas para lutar contra as forças externas de ventos ferozes e terremotos imprevisíveis, as estruturas integrais do Pavilhão visam, como o Mestre do Tai Chi, conquistar o poder de tais forças com suavidade."
O projeto foi escolhido por um júri que incluiu:
- Hans Ulrich Obrist, diretor artístico da Serpentine Galleries
- Yana Peel, CEO da Serpentine Galleries
- Sir David Adjaye, menbro do comitê da Serpentine Galleries e fundador do escritório Adjaye Associates
- David Glover, CEO da Intelligent Engineering e assistente técnico da Serpentine Pavilion Commission
- Raymond Chow e James Robinson, diretores executivos da Hongkong Land
- Wang Jianwei, artista
- Philip Dodd, diretor do Made in China
O primeiro Serpentine Pavilion Pequim será inaugurado em maio de 2018 e permanecerá aberto no WF Central por seis meses.
Via Serpentine Galleries