- Área: 3120 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Tim Van De Velde
-
Fabricantes: Artigo, Foster, Koramic, Reynaers Aluminium
Descrição enviada pela equipe de projeto. O TSS, abreviação de Topsportschool, é uma meticulosa tradução espacial de um programa específico. O horário diário dos alunos e treinadores é rigorosamente agendado. Eles se movem como alvos, na eficiência espartana, de um objetivo para o outro. A circulação entre a escola e o treinamento é curta, direta, sem ambiguidade. Sem tempo, nem espaço, para desperdiçar. A escola facilita esses movimentos de forma eficaz.
O jovem atleta é focado e narcisista. Esta visão egocêntrica é reforçada por um olhar mais comunicativo no outro. Desafio e comparação fazem o atleta suar. O TSS é permeado por visões internas inesperadas, superfícies reflexivas e espaços de voyeurismo.
O edifício não revela seu propósito, ele simplesmente existe neste lugar estranho, uma fortaleza militar abandonada, coberta de vegetação. Uma base de concreto inclinado emerge do solo, autônoma e óbvia, ligeiramente superior ao seu entorno, revelando praticamente nada.
Em cima deste solo sólido paira uma superfície de vidro de espelho afiado, refletindo e desviando a paisagem em vistas dispersas.
Preferimos considerar este projeto como um oxímoro, que reúne dois idiomas aparentemente incompatíveis dentro de um edifício, criando uma tensão que consideramos interessante.