Graças a Art Jameel, uma organização artística sem fins lucrativos do Oriente Médio, um novo distrito de artes será construído em Jeddah, na Arábia Saudita. Desde a coroação do príncipe Mohammad bin Salman, a Arábia Saudita mudou o foco do petróleo para as artes e a tecnologia, e o novo centro artístico multidisciplinar Hayy, de 17.000 metros quadrados, é um passo na direção certa.
Hayy, palavra árabe para bairro, será uma incubadora para uma comunidade criativa. Quando abrir em meados de 2019, Jeddah terá espaço para 12 organizações artísticas, além de salas de exposições, teatros, estúdios de artistas e espaços para eventos.
O premiado escritório Ibda Design criou um espaço contemporâneo de três andares a partir da arquitetura tradicional do Oriente Médio. Terraços sombreados e passarelas têm vista para um pátio central que conecta muitos dos espaços internos. O fluxo do exterior para o interior reforça a colaboração entre artistas e diferentes disciplinas. A necessidade de privacidade e luz natural é atendida com o desenho das fachadas; uma das quais é servindo como "tela em branco" para instalações de arte.
Via: Art Jameel.