O produtor europeu de conteneirs e edifícios Ryterna modul anunciou os vencedores da sua quarta competição internacional: Architectural Challenge 2018 Tiny House. O concurso buscava o projeto de uma casa para duas pessoas, não maior que 25 metros quadrados, que integrasse uma cozinha, banheiro, sala de estar e área de dormir em um ambiente coeso. Com 150 projetos de 88 países, as três soluções vencedoras e uma menção honrosa transformam a micro residência em um luxo.
Veja todas as propostas vencedoras abaixo.
Primeiro lugar: Wave House / Abdolrahman Kadkhodasalehi
O fundador do Office-BAO, Abdolrahman Kadkhodasalehi, conquistou o primeiro lugar com o seu esquema vencedor Wave House, uma estrutura semicircular que parece dançar nas suas fundações mínimas. "O objetivo principal deste projeto é usar as bênçãos que a natureza nos proporciona, como chuva, neve e belas paisagens", ele escreve. Grandes panos de vidro, materiais naturais e um sistema integrado de aproveitamento da água mantêm o lar em constante diálogo com os arredores.
Segundo lugar: Torii House / Julia Kaptur and Stas Kaptur
O segundo lugar foi entregue a Torii House, uma proposta modular dos arquitetos Julia e Stas Kaptur, de Moscou. Composto por um módulo central ladeado com dois programas adicionais revestidos em madeira, Torri House pode ser infinitamente personalizada com terraços, saunas e espaços adicionais para famílias maiores. Os detalhes refinados e a modularidade calculada fazem desta residência uma adição adequada a terrenos desde subúrbios a pistas de esqui.
Terceiro lugar: Trapezoidal Mod / William Samin
Uma proposta expansível do arquiteto William Samin intitulada Trapezoidal Mod ocupou o terceiro lugar no concurso. A proposta divide funções úmidas e secas em dois módulos separados que podem ser facilmente reconfigurados para se adaptarem-se ao terreno em mudança ou expansão potencial. O revestimento de madeira carbonizada proporciona um ambiente perfeito para enquadrar paisagens naturais de florestas e planícies para prados e montanhas.
Menção Honrosa: Project ATN / Clarence Zichen Qian
Clarence Zichen Qian, com sede em Toronto, recebeu uma menção honrosa pelo projeto Projeto ATN, composto por uma estrutura intitulada com uma estrutura de moinho semelhante a uma grade para definir o espaço interior, ao mesmo tempo em que oferece vistas calculadas para o exterior. "Para criar uma atmosfera contemplativa, o ambiente de construção proposto é levantado do chão, separado da multidão, a rotina inconsciente todos os dias", ele escreve.
Descrições dos projetos via: Ryterna modul