A mais recente escultura da artista americana Janet Echelman está atualmente em exibição na Plaza Mayor de Madri. Intitulada "1.78 Madrid", a peça é a mais nova das esculturas suspensas feitas de fios de Echelman, e a nova em sua série Earth Time, iniciada em 2010. Em exibição até 19 de fevereiro, a obra foi apresentada na ocasião do 400° aniversário de Madri.
Suspensa acima da estátua do Rei Filipe III da Espanha, a obra explora a ideia de tempo e a nossa interconectividade com os sistemas físicos que influenciam nossa relação com o próprio tempo. O número 1.78 no título da obra refere-se a 1.78 microssegundos, a quantidade de tempo que um dia na Terra foi reduzida como resultado do terremoto de 2011 no Japão.
"Nos últimos quatrocentos anos, as pessoas se reuniram na Plaza Mayor para testemunhar touradas e queimadas da Inquisição Espanhola", disse Echelman. "Hoje, nos reunimos através da arte que explora nosso conceito de tempo, para discutir ideias. Esta é uma trajetória de esperança para a humanidade."
A escultura é formada a partir de fibras coloridas muito resistentes, trançadas para formar uma rede leve que reage ao movimento do vento. À noite, luzes coloridas são projetadas sobre a obra, tornando-a ainda mais vibrante.