O escritório Clément Blanchet Architecture foi selecionado como vencedor do concurso internacional para o projeto de um novo centro cultural localizado no subúrbio parisiense de Gonesse, na França, superando as propostas de Bernard Tschumi e Moreau Kusunoki.
Intitulado como Circus³, a instalação apresenta uma cobertura de tração única remetendo à uma estrutura de circo que contará com um teatro de 1.500 lugares para uma variedade de apresentações e eventos culturais.
"Este é um local de performance único para a EuropaCity e região, que será projetado especificamente para abrigar um show de prestígio internacional com recursos técnicos avançados", explicam os arquitetos.
CIRCUS ³ está focado em três princípios de projeto:
- Liberar o térreo e deixar a vegetação crescer
- Criar uma plataforma horizontal cenográfica e flexível que enquadre o espaço principal
- Enfatizar a cobertura como uma metáfora do circo, um lugar para todas as atividades.
O projeto resultante produz um efeito urbano que dialoga com a praça pública e se torna uma nova peça de "infra-estrutura transparente" onde o público pode se reunir e interagir.
"O circo contemporâneo é a demonstração de uma síntese histórica e ao mesmo tempo de um envolvimento tecnológico", explicam os arquitetos. "A sobreposição de programas e potenciais melhora o entretenimento, mas também mantém uma memória coletiva da tipologia clássica".
O elemento central da edificação, o espaço de performance, usará a tecnologia de ponta para se transformar em uma variedade de configurações capazes de abrigar exibições de diferentes tipos e tamanhos.
De acordo com os arquitetos, a exibição é maior do que o palco, devendo ressoar em todo o projeto.
"O lugar é o espetáculo, é espetáculo; cria-se o espetáculo, cria-se o lugar."
Arquitetos
Localização
95500 Gonesse, FrançaEquipe de Projeto
Clément Blanchet Architecture, Laurent Menabe, Ducks ScénoFotografias
Courtesy of Clement Blanchet Architecture