Apenas alguns meses após as plantas serem apresentadas para uma grande transformação do AT & T Building na 550 Madison, de Philip Johnson, outro arranha-céu icônico do centro de Manhattan está em risco - e desta vez, pode ser que o edifício seja completamente demolido.
Projetado por Natalie de Blois e Gordon Bunshaft, do escritório SOM, e concluído em 1961, o 270 Park Avenue (anteriormente conhecido como Union Carbide Building) é considerado um exemplo importantíssimo do Estilo Internacional na cidade de Nova Iorque, originado a partir do precedente estabelecido pelo Edifício Seagram, de Mies van der Rohe.
Mas depois que a nova legislação de zoneamento para o bairro foi aprovada no ano passado, o atual proprietário do prédio, JPMorgan Chase, anunciou planos para substituir o prédio de 215,50 metros de altura por um novo arranha-céu hi-tech. Se a ideia prevalecer, seria o maior e mais alto edifício do mundo a ser demolido intencionalmente.
O edifício, identificável por sua fachada de metal preto e prata, fica acima da ferrovia Metro-North e é notável pelo lobby do segundo andar e pela grande praça urbana. O edifício foi submetido a uma das maiores reformas de escritórios da história em 2012, quando alcançou a certificação LEED Platinum.
Mas Chase afirma que o edifício não é grande o suficiente para abrigar a empresa em crescimento, e que, nas condições atuais, 6.000 funcionários estão trabalhando num espaço pensado para apenas 3.500. O novo edifício alcançaria até 70 andares e proporcionaria uma adição de 93 mil metros quadrados de espaço, melhorando a eficiência da empresa e permitindo o crescimento futuro.
Apesar de bastante apreciado pela comunidade de arquitetura, o 270 Park foi não foi listado como uma edificação a ser tombada numa revisão do distrito que adicionou outros 12 prédios à lista.O bairro agora contém 50 edificações tombadas, incluindo o Edifício Seagram.
Se os planos avançarem, a demolição poderá começar já no próximo ano, com a conclusão prevista para 2023.
Via New York Times, Curbed, Nova York Yimby