
A Architectural Association (AA) elegeu a sua nova Diretora, Eva Franch i Gilabert, substituindo o ex-diretor Brett Steele, o qual assumiu o cargo de reitor da UCLA em Agosto do ano passado, e a diretora interina que estava a cargo da instituição desde então, Samantha Hardingham.
A AA School Community, composta por alunos, funcionários e membros do Conselho, elegeu Franch i Gilabert entre três candidatos pré selecionados através de uma votação. A arquiteta Espanhola foi eleita com 67% dos votos, a maior porcentagem recebida em uma eleição da AA desde 1990. Mais de 1.000 votos foram contabilizados.
"Desejamos felicitar Eva por seu novo cargo, e também por receber uma votação recorde, o que não acontecia desde 1990", comunicou a Architecture Association. "Também desejamos agradecer sinceramente a Pippo e Robert por sua candidatura, e por terem dedicado seu tempo para apresentar suas idéias e propostas para o futuro da AA".
A apuração final dos votos:
Eva Franch I Gilabert – 587 votos computados / 67% do total
Pippo Ciorra – 154 votos computados / 17.6% do total
Robert Mull – 135 votos computados / 15.4% do total
Principal curadora e Diretora Executiva da Storefront for Art and Architecture de Nova York desde 2010, Franch i Gilabert é uma célebre arquiteta, curadora, educadora e palestrante. Em suas propostas apresentada à escola durante o mês passado, ela enfatizou a importância de adaptar o ensino da arquitetura aos novos desafios sociais da atualidade.
"Atualmente, a Architectural Association tem a oportunidade e também a responsabilidade de articular como a arquitetura pode contribuir com o mundo em que vivemos, e redefinir como o ensino de arquitetura deveria e pode ser", disse Eva Franch.
"Acredito que a arquitetura, enquanto disciplina, tem o privilégio de poder articular os diferentes anseios e realidades da sociedade como um todo. Ela tem a capacidade de incorporar o social, o econômico, o político e o tecnológico em um projeto que priorize a coletividade. Mas acima de tudo, a arquitetura é a disciplina que compreende a sociedade como um todo, sendo capaz de defender os direitos daqueles que não podem tomar as decisões. Arquitetura representa todos."
Via Architectural Association