Unindo a inteligência material da mão de obra vernacular com a precisão e flexibilidade proporcionadas pelas novas tecnologias de fabricação e design digital, o Laboratório de Fabricação de Robótica da Escola de Arquitetura da HKU desenvolveu o "Pavilhão de Informação Cerâmica" (CeramicINformation Pavilion), com o objetivo de encontrar níveis adequados de automação para serem utilizados em favor das economias emergentes e em transição.
Parte de uma série em evolução, cada um dos seus 1000 componentes é único e se relaciona especificamente com as unidades vizinhas. Os elementos são construídos através da impressão em 3D e são feitos de tijolos de terracota, material comumente usado na construção chinesa moderna.
Em termos de design digital, foram gerados cerca de 1,5 milhões de linhas de código, com cada tijolo contendo uma média de 1400 pontos individuais de destino. Apesar dessa complexidade aparente, a precisão e a clareza da tecnologia permitiram que sua construção fosse realizada em 20 dias por uma mão de obra não qualificada, mesmo sem plantas ou detalhes arquitetônicos tradicionais.
De acordo com a equipe de design, "o projeto não só destaca as novas possibilidades de expressão arquitetônica, mas também a capacidade desses sistemas de mudar a forma como projetamos o ambiente construído".
O projeto foi exposto recentemente na Bienal de Urbanismo e Arquitetura (UABB), em Shenzhen, China.
Instituição: Robotic Fabrication LAB, Facultad de Arquitectura, The University of Hong Kong
Ano: 2017
Área: 3 m2
Localização: No. 82 East Zhongshan Street, Zona Industrial de Wanli, Nantou Old Town, Distrito de Nanshan, Shenzhen, China
Coordenadores do Projeto: Christian J. Lange, Donn Holohan
Assistentes de Pesquisa: Mono Tung, Kristy Chow, Pamela Maguigad
Fundos: UABB Shenzhen
Fotografias: Christian J. Lange