Steven Holl Architects venceu um concurso internacional para o projeto do Angers Collectors Museum e hotel adjacente na histórica cidade de Angers, na França. Trabalhando em colaboração com os empreendedores Compagine de Phalsbourg, o esquema de Holl inspira-se na fortaleza de Chateau d'Angers, do século IX, e procura conformar um novo portal cultural para a cidade.
Situado na margem leste do rio Maine, o Angers Collectors Museum ficará ao lado do teatro Chateau d'Angers e Le Quai, formando um novo triângulo cultural no coração de Angers. A história joga fortemente no design do museu, com uma série de piscinas refletoras referentes ao rio que uma vez consumiu o terreno.
O museu de titânio e concreto aparente está conectado a um hotel linear com uma fachada de vidro transparente e translúcido, inspirado na tapeçaria do Apocalipse do século XIV, exposta no Chateau d'Angers.
O museu contará com um espaço para eventos no átrio central, galerias para exposições permanentes e temporárias e espaços para educação e armazenamento de arte. Uma agenda de sustentabilidade inclui aquecimento geotérmico e resfriamento para eliminar combustíveis fósseis e o uso de água reciclada para preencher as piscinas refletoras. No centro do lote, o hotel e o museu se juntam para formar um jardim de esculturas públicas, formando um nó para conectar o local e a cidade ao rio.
Notícia via: Steven Holl Architects