Um grupo de estudantes de Oslo venceu um concurso para projetar e construir 19 pavilhões em uma escola na área remota da China.
Para estudantes de arquitetura, poucas coisas são tão emocionantes quanto ver um de seus projetos construídos fisicamente. Para um grupo de poloneses e noruegueses, esse sonho tornou-se uma realidade.
Tendo vencido o concurso de estudantes de 120 Horas em 2017, a equipe da Universidade de Tecnologia de Varsóvia por trás da proposta vencedora "In 'n' Out Village" juntou-se com alunos da Escola de Arquitetura e Design de Oslo para concretizar o projeto, construindo 19 pavilhões em um Pátio chinês.
O concurso de 120 Horas em 2017 teve participação de mais de 3000 alunos, com o projeto vencedor "In 'n' Out Village", propondo vários pequenos e flexíveis leitos de leitura e espaços para refeições ao ar livre para uma escola primária em uma pequena aldeia na província de Guizhou, na China.
Para finalizar e construir o projeto, foi criado um novo curso liderado pelos alunos na Escola de Arquitetura de Oslo, com o único propósito de desenvolver e construir a proposta no local. Ao longo do processo, os alunos asseguraram que o projeto fosse construído com ferramentas manuais, por estudantes com experiências variadas de construção e usando fornecedores locais da China.
Os estudantes foram desafiados a superar diferenças linguísticas e geográficas ao longo do projeto, passando de um lado a outro entre Oslo e Varsóvia para discutir ideias e construir protótipos, além de navegar no sistema burocrático chinês. Finalmente, em outubro de 2017, os estudantes viajaram para a China para finalizar e construir o projeto.
O projeto agora está concluído na Escola primária Lian Meng na cidade de Pu'an, província de Guizhou, na China, com um livro sobre o projeto a ser publicado em março de 2018.
A lista completa de alunos envolvidos no projeto é a seguinte:
Bjørnar Andersen
Jakub Andrzejewski
Torfinn Truchs Erga
Johanne Hoffmann
Hanna Hovland Johanson
Agnieszka Ko3aciñska
Sindre Nordli Skjeggestad
Tarjei Svalastog
Kathrine Vangen
Seweryn Zawada
Notícia via: 120 Hours