Espaços pequenos e funções essenciais. Como incorporar a cozinha - da melhor maneira possível - quando os metros quadrados são limitados? Analisamos nossos projetos publicados para selecionar 7 residências nas quais seus arquitetos resolveram de forma inteligente essa questão, usando operações inventivas e configurações inovadoras.
Essas propostas alcançam o objetivo de parecer maiores do que realmente são quando anexadas a espaços vizinhos, como salas de estar, salas de jantar ou outros. Em si, são cozinhas que ocupam espaços muito pequenos e que se afastam da cozinha tradicional que normalmente ocupa uma sala independente e exclusiva.
Curtain Cottage / Apparte Studio
Neste caso, os arquitetos remodelaram uma casa estreita em Carlton North, na Austrália. Embora tenha sido mantida em seu lugar original, a cozinha foi estendida longitudinalmente para se tornar o ponto mais importante da casa. Com uma largura não superior a 3 metros, a cozinha está integrada à sala de jantar e é iluminada principalmente por cima, incluindo o armazenamento principal num móvel da ilha e expondo o tijolo original da casa para aumentar o calor do espaço.
Características principais
- Cozinha integrada à sala de jantar
- Iluminação zenital e pé-direito duplo
- Ligação direta a um pátio interior
Casa 28 / studio edwards
Esta pequena cozinha é totalmente integrada à sala de estar da casa, através de um escultural mobiliário de ilha que inclui armazenamento e uma máquina de lavar louça. Neste caso, destacamos o uso de um único material para todos os elementos da cozinha, incluindo a geladeira, fazendo com que ela passe despercebida no meio do espaço através do calor da madeira.
Características principais
- Cozinha integrada à sala de estar
- Uso de um único material como forma de integração
Refúgio em José Ignacio / MAPA
Esta casa de praia integra a cozinha como um mobiliário dentro da simplicidade de sua estrutura, utilizando uma largura linear não superior a 60 cm numa das paredes que emolduram a sala de estar. Esta barra única incorpora todo o equipamento necessário, além do armazenamento de diferentes tamanhos. Ao usar o mesmo material em toda a parede, a cozinha é integrada ao espaço total, destacada por uma faixa de mármore que permite o bom funcionamento de suas áreas molhadas e superfícies de trabalho.
Características principais
- Cozinha integrada à sala de jantar e sala de estar
- Todo o equipamento - e muitos espaços de armazenamento - em uma largura mínima
097 • Yojigen Poketto / elii
Nesta habitação dinâmica, a cozinha faz parte de uma "faixa de serviço" em forma de L que contém áreas molhadas, armazenamento e outros móveis de apoio. Deixando para trás o formato da cozinha tradicional - completamente separada das outras salas e funções -, esta cozinha fornece o equipamento necessário para funcionar como tal, quando o usuário assim decide. Desta forma, toda a casa pode se tornar a cozinha e ser o foco da atração, mas também pode ser relegada ao segundo plano se o espaço for ocupado por outras atividades.
Características principais
- Cozinha integrada com todo o resto dos espaços
- Mobiliários flexíveis e móveis
- Espaço totalmente variável
Residência Kvitfjell / Lund Hagem Architects
Esta não é uma casa particularmente pequena, mas é um caso interessante porque a cozinha foi "explorada" em uma série de móveis eficientes para ser totalmente integrada à sala de estar / jantar. Como vimos nos casos anteriores, a cozinha se torna um ponto focal da casa, e o ato de cozinhar torna-se visível e importante na vida de seus habitantes. Sua ilha é quase completamente transparente e o equipamento de cozinha só aparece quando você desdobra completamente a mobília.
Características principais
- Cozinha integrada à sala de estar / jantar
- Móveis super eficientes e desmontáveis
- O material do piso é contínuo em todo o espaço
Restauración Old Town / Habitan Architecture
Este restauro de um antigo apartamento em Barcelona funde a cozinha e a sala de jantar para moldar o ponto central do espaço. Através de uma grande mesa quadrada, o mobiliário central inclui equipamentos, armazenamento inteligente e espaço livre para cozinhar e comer. Seu arranjo central o coloca em relação direta com a sala de estar e o quarto, diferenciando-se apenas desses espaços através da troca de pavimentos.
Características principais
- Cozinha como ponto central no espaço
- Móveis super eficientes e desmontáveis
Casa na Rua Faria Guimarães / Fala Atelier
A cor é usada aqui para destacar uma peça de mobiliário que cobre toda a altura de uma das paredes do espaço, incorporando um guarda-roupa, suportes de apoio, aparelhos e, claro, a cozinha. Neste caso, todos os elementos podem ser completamente escondidos ao fechar suas portas de dobramento. Quebrando com o azul usado na maioria das superfícies, o mármore tem sido usado como forro da mesa de trabalho e em um triângulo no chão, logo abaixo da máquina de lavar louça.
Características principais
- Uso de cor
- Cozinha totalmente oculta