- Área: 1094 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Jeroen Verrecht
-
Fabricantes: Calduran, Kingspan Insulated Panels, Reynaers Aluminium, Soprema, Vande Moortel
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este novo edifício de escritórios, ao longo de Kortrijksesteenweg no Sint-Denijs-Westrem, inclui um cartório com um estúdio acima. O edifício é um volume sólido de tijolo caracterizado por incisões e janelas estrategicamente posicionadas. A "lanterna" de vidro no topo da escada forma um farol de luz minimalista ao longo da estrada movimentada. A fachada frontal abre-se no térreo, através do foyer, acolhendo os visitantes por meio de um átrio. Isso proporciona uma ótima visibilidade e transparência. Na fachada posterior, tanto as salas de escrituras como os escritórios desfrutam de uma bela vista do jardim paisagístico com árvores antigas.
O pedido do cliente em ter duas salas de espera adjacentes às salas de escritório resultou em uma planta aberta. O pátio funciona como um elemento estrutural para criar privacidade sem tirar a transparência do plano. O conceito do interior era transpirar simplicidade e tranquilidade. Isso foi realizado usando branco como cor principal. O piso epóxi branco combinado com detalhes em madeira de freixo, portas esbeltas e móveis elegantes criam uma atmosfera sofisticada.
O estacionamento no subsolo se abre em direção ao jardim, na mesma linha da fachada posterior. Isso faz com que o estacionamento receba luz natural e tenha uma relação aparente com o jardim paisagístico. O foyer branco no piso térreo é claramente introduzido no estacionamento aberto e recebe os visitantes através desta entrada.
A sensação paisagística do jardim foi preservada, mantendo as valiosas árvores antigas e reforçando-as com coberturas que integram o estacionamento para os funcionários. O pátio cria um percurso arquitetônico em direção ao foyer com diferentes níveis providos de árvores. O confronto direto entre o jardim paisagístico e o prédio de escritórios proporciona uma sensação prazerosa de um limite interior-exterior que é omitido.
Uma especial atenção foi dada à sustentabilidade em termos de uso de água e materiais, consumo de energia e técnicas sustentáveis baseadas em energia renovável. Todos os materiais de isolamento são sustentáveis através do uso exclusivo de lã de vidro e celulose. A água da chuva é 50% utilizada nos telhados verdes e 50% recuperada para banheiros e manutenção de jardins. O edifício é muito bem isolado e equipado com esquadrias de vidros com controle triplo em alumínio. Uma proteção solar externa controlada eletronicamente com lâminas de alumínio inclináveis interrompe o calor solar desnecessário. O edifício é aquecido ou resfriado por uma bomba de alto desempenho. A ventilação é totalmente mecânica com trocador de calor (sistema D) e apenas lâmpadas LED são usadas para a iluminação.