A firma dinamarquesa Schmidt Hammer Lassen Architects foi escolhida para projetar a reforma de Kimmel Quarter, um bairro histórico no coração da capital da Letônia, Riga, depois de um concurso internacional. O complexo da cervejaria Kimmel, do século XIX, agora em grande parte abandonado, será transformado em um centro de uso misto com um novo prédio de escritórios, hotel e uma variedade de instalações públicas. Schmidt Hammer Lassen foi um dos onze participantes, com empresas como Henning Larsen e Zaha Hadid convidados para a competição aberta.
A proposta para o distrito de 11.500 metros quadrados se manifesta como um programa vibrante e voltado ao público, que inclui academia, creche, café, praça de alimentação e spa. Uma série de pátios e praças conectam-se ao longo do esquema, ligando o antigo e o novo em uma “aparência atemporal clássica que também é singularmente contemporânea”. O projeto ficou em 2º lugar em um concurso no qual nenhum vencedor foi selecionado, uma vez que o júri avaliou que nenhuma entrada satisfez totalmente os critérios de competição. Como a entrada com melhores notas, os organizadores do concurso se comprometeram a iniciar negociações com Schmidt Hammer Lassen para refinar o projeto.
Ao longo do desenvolvimento do projeto, a equipe procurou modernizar o local da cervejaria sem perder suas raízes históricas únicas. Sempre que possível, os edifícios existentes no Kimmel Quarter permanecerão inalterados, mantendo o charme autêntico do tecido histórico de Riga. O novo prédio central será construído em parte com tijolos reciclados retirados do local, com uma forma inspirada nos arcos da cervejaria histórica. Tijolos reciclados também serão usados para a revitalização do antigo pátio industrial da cervejaria em uma vibrante praça, com bancos de tijolo e madeira, paisagismo exuberante e elementos de água alimentados com água pluvial.
Queríamos criar uma nova composição de volumes de construção tão pragmática e direta quanto o antigo complexo industrial, com uma fachada dinâmica empurrada para frente e para trás, para cima e para baixo. A arquitetura resultante é distintamente moderna, mas em um diálogo gratificante com os antigos edifícios restaurados. Projetamos um novo bairro Kimmel em que a história e o futuro estão ligados por uma arquitetura atemporal.- Rasmus Kierkegaard, Associate Partner, Schmidt Hammer Lassen.
O esquema responde à ambição de Riga de cumprir os objetivos climáticos da União Europeia para 2020. As fachadas de grade retangulares do prédio de escritórios são projetadas para permitir a máxima luz natural do dia, enquanto as lamelas atenuam o superaquecimento da luz solar direta.
Por meio dessa combinação de modernização, preservação e sustentabilidade, os arquitetos acreditam que o Kimmel Quarter “tem potencial para se tornar um exemplo para o futuro desenvolvimento da cidade de Riga”.
Notícia via: Schmidt Hammer Lassen