Riken Yamamoto & Field Shop divulgou imagens de sua proposta para o Museu de Arte Taoyuan em Taiwan, tendo vencido um concurso internacional em 2018. Atuando como um portal simbólico para o coração da cidade, a visão do arquiteto era para um hub onde cada visita levasse a novas descobertas e experiências.
Chamado de “The Hill”, o esquema vencedor é definido por um telhado verde inclinado, abrigando obras de arte, pavilhões, árvores e um teatro ao ar livre. Sob o teto, uma estrutura chamada "The Cube" contém exposições permanentes e coleções, e estabelece uma ligação entre o museu e o Blue Pond Park além.
Salientes do telhado, estruturas “caixa” polivalentes oferecem espaço comercial para expor e vender obras de arte, ligadas por uma rampa suave que atravessa a colina. À medida que a inclinação se encontra com uma praça de arte pública, o assento embutido oferece posições de observação para os espectadores interessados.
Em um contexto urbano, o esquema busca criar um hub que conecte os setores de transporte e entretenimento da cidade. Antecipando o crescimento da demanda por residências e lojas de artistas após a conclusão do museu, o esquema procura introduzir uma grade urbana para o desenvolvimento futuro.
Para o projeto, Riken Yamamoto & Field Shop trabalhou em colaboração com a Joe Shih Architects, a THR ARTECH, a Ove Arum & Partners, a Nagata Acoustics e a Izumi Okayasu Lightning Design.
Notícia via: Riken Yamamoto & Field Shop