Após 7 dias de votações, temos o prazer de anunciar os vencedores do Prêmio Obra do Ano 2018. Este prêmio de arquitetura destaca projetos escolhidos pelos nossos leitores, que filtraram milhares de projetos construídos nos países de língua portuguesa e, após selecionarem 15 finalistas, elegeram os 3 melhores trabalhos apresentados no ArchDaily em 2017.
Nosso júri de especialistas, isto é, vocês, nossos leitores, fez um excelente trabalho escolhendo três obras que representam uma produção arquitetônica vinculada à sua concepção material e uma estreita relação com o contexto construído e social.
Conheça os projetos vencedores, a seguir!
Neste ano, os três projetos premiados foram desenvolvidos por arquitetos brasileiros e construídos no Brasil. O grande vencedor, Moradias Infantis, de Rosenbaum® e Aleph Zero, acumula mais um prêmio em seu currículo. BLOCO Arquitetos e Andrade Morettin Arquitetos também figuram entre os vencedores. Os três escolhidos mostram a diversidade de possibilidades para realização da arquitetura. Enquanto o primeiro foi financiado por um banco, e desenvolvido com intensa participação comunitária, através de workshops e dinâmicas, vemos uma residência privada e um Museu construído após concurso fechado realizado em 2011.
Para nós, foi muito gratificante reconhecer na escolha os 15 finalistas e na seleção dos três vencedores não apenas uma grande qualidade arquitetônica, como também um grande entusiasmo por parte da comunidade de arquitetos em reconhecer e compartilhar o trabalho de seus colegas. Esperamos que estas obras sirvam de inspiração para o trabalho de milhares de arquitetos em todo o mundo. Parabéns a todos os vencedores!