Os resultados foram anunciados para o 5º Prêmio Global LafargeHolcim para Construção Sustentável, com três equipes lideradas por mulheres premiadas com as medalhas de ouro, prata e bronze. O concurso pediu aos participantes que especulassem sobre os métodos futuros de equilibrar o desempenho ambiental, a responsabilidade social e o crescimento econômico, “exemplificando a excelência arquitetônica e um alto grau de transferibilidade”.
O concurso atraiu mais de 5.000 inscrições de 131 países. Tendo sido avaliados regionalmente por jurados na Europa, América do Norte, América Latina, Oriente Médio / África e Ásia-Pacífico, 55 propostas de sucesso foram inscritas para os prêmios globais, onde seis vencedores foram selecionados.
Comentando sobre os vencedores, Alejandro Aravena, chefe do Júri, elogiou as “peças magistrais que demonstram o que o design sustentável e a construção podem alcançar… embora não seja algo considerado durante o processo de avaliação, o júri ficou encantado com a forte representação e sucesso das mulheres no LafargeHolcim Awards. "
As medalhas de Ouro, Prata e Bronze e três menções estão descritos abaixo.
Medalha de Ouro
Hydropuncture: Loreta Castro Reguera, Manuel Perló Cohen
O primeiro prêmio foi entregue a "Hydropuncture", um complexo de retenção e tratamento de água acessível ao público no México. O esquema está situado em uma área desprivilegiada da Cidade do México, fundindo bacias de inundação e instalações públicas em espaços informados pela lógica da água corrente. O júri ficou impressionado com a "solução sofisticada de um assunto urgente em escala com impacto real".
Medalha de Prata
Legacy Restored: Mariam Kamara, Yasaman Esmaili
O segundo prêmio foi entregue para "Legacy Restored", um complexo religioso e secular no Níger, reinterpretando a construção vernacular de uma mesquita e centro comunitário. O esquema cria um espaço cívico para apoiar a educação das mulheres e defende o artesanato local com técnicas tradicionais de construção e materiais produzidos nas imediações. O júri ficou impressionado com o uso da arquitetura pelo esquema "para dar dignidade a comunidades rurais frágeis, que vem perdendo população para a migração urbana".
Medalha de Bronze
Grassroots Microgrid: Constance C. Bodurow
O terceiro lugar foi dado a "Microgrid Grassroots", um esquema de planejamento de vizinhança conduzido pela comunidade que re-propõe terrenos abandonados em Detroit, EUA, como espaços para infraestrutura coletiva, incluindo alimentação, energia e engajamento cívico. O esquema permite que os bairros avancem em direção à autonomia energética através de micro-infraestruturas em nível local, com o júri elogiando a iniciativa “dirigida pela comunidade” do esquema.
Prêmio de Reconhecimento e Próxima geração
Refrigerating Jar: Wonjoon Han, Gahee Van, Sookhee Yuk
Com sede no distrito de Karaga, Gana, "Refrigerating Jar" se manifesta como uma série de torres para armazenamento de manteiga, projetadas para resfriamento passivo em uma linguagem arquitetônica tradicional. Ao armazenar e processar castanhas, o esquema permite que a comunidade local venda manteiga de carité como hidratante de pele com o máximo retorno financeiro.
Prêmio de Reconhecimento e Próxima geração
Cooling Roof: Georgina Baronian
Com sede em Cherry Valley, Califórnia, “Cooling Roof” representa um protótipo para resfriamento de estruturas em larga escala usando água do telhado como isolante térmico e refletor solar.
Prêmio de Reconhecimento e Próxima geração
Territorial Figure: Stefano Romagnoli, Juan Cruz Serafini, Tomás Pont Apóstolo
Com sede em Punta Loyola, na Argentina, “Territorial Figure” é um projeto paisagístico de infraestrutura para a produção de eletricidade a partir do fluxo de maré no estuário do Rio Gallegos. O esquema visa abordar as potenciais ramificações das mudanças climáticas induzidas pelo homem no ambiente natural.
A 6ª edição estará aberta para inscrições em meados de 2019.
Notícia via: LafargeHolcum Foundation