- Área: 12 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Antonín Matějovský
"O Abrigo" é um projeto experimental. Uma estrutura de madeira construída em cima de um antigo bunker de concreto próximo à fronteira da República Checa com a Áustria. Estas pequenas fortalezas foram construídas ao longo das fronteiras da Checoslováquia antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, como uma proteção extra contra as crescentes ameaças da Alemanha nazista, entretanto, estas estruturas nunca foram utilizadas de fato. Como uma memória indelével, centenas de bunkers continuam resistindo, marcando presença na paisagem tcheca e eslovaca.
O que fazer com estas antigas estruturas de concreto ainda é um assunto delicado para muita gente. Por isso projetamos uma intervenção quase efêmera, uma estrutura leve de madeira que pode ser facilmente removida e que praticamente não têm nenhum impacto efetivo na estrutura existente do bunker.
Devido às características da paisagem, decidimos projetar o abrigo como uma estrutura vertical que marca presença na ampla planície. O edifício tem duas grandes aberturas - uma voltada para o leste - em direção à fronteira com a Áustria e a segunda com vista para a igreja da vila mais próxima. No interior, queríamos mostrar que, mesmo com uma pequena área de projeção (apenas 12 m²), é possível criar um espaço generoso. Durante o processo de construção, decidimos adicionar outra abertura, uma zenital que banha o interior com a luz natural.
Procuramos minimizar o desperdício de materiais, o custo e o tempo necessário para a construção. A estrutura do edifício é muito simples e pode ser facilmente construída manualmente utilizando apenas ferramentas comuns, sem necessidade de qualquer outra tecnologia. O projeto não recebeu nenhum tipo financiamento ou doações. Todo o processo de construção só foi possível graças à ajuda de amigos, familiares e estudantes de arquitetura que estavam interessados em participar deste projeto. Isso significa que qualquer pessoa pode construir um abrigo como esse na República Checa. Por causa da logística do processo de construção, o abrigo foi inicialmente construído em uma fazenda e posteriormente desmontado e transportado para o local a cerca de 200 km de distância, onde foi finalmente implantado no seu devido lugar. Assim como o bunker sobre o qual está ancorado, o edifício é uma espécie de abrigo onde qualquer pessoa pode ser acolhida.