Massimiliano e Doriana Fuksas divulgaram as últimas imagens de sua proposta vencedora do concurso de arquitetura “Capo Grande Tower” na Eslovênia. O projeto será implantado em na cidade costeira de Koper e será composto por uma torre e uma ponte, conectando a praia de Giusterna ao Monte San Marco. Desenvolvido em colaboração com o arquiteto esloveno Sandi Pirš, o projeto consiste em uma estrutura em dupla elipse de mais de 100 metros de altura inclinada em direção ao mar, a qual deverá se tornar imediatamente "uma nova referência urbana na paisagem costeira da cidade”.
Koper, como muitas das cidades vizinhas, faz parte de um ambiente multicultural onde coexistem duas importantes culturas - a italiana e a eslovena. A estrutura da torre em dupla elipse simboliza a relação entre essas duas culturas, formando uma “Torre da Paz” entre o Oriente e o Ocidente. Durante a noite, as estruturas entrelaçadas serão iluminadas, encontrando-se no topo para criar um fino feixe de luz pairando sobre a terra e o mar.
Embora o esquema sirva principalmente como uma conexão física entre a Praia de Giusterna e o Monte San Marco, os arquitetos procuraram criar um marco que sirva como uma atração turística por si só. Adjacente à torre, a plataforma panorâmica chamada de "Capo Grande" será destinada a abrigar bares, restaurantes e um ponto de encontro para turistas e moradores locais. A plataforma será acessada através de uma passarela coberta de 100 metros de comprimento, revestida com paredes de vidro para permitir vistas panorâmicas da paisagem litorânea. O projeto também servirá para fins recreativos e de lazer, com áreas de playground, paredes de escalada e bungee jumping.
Via: Studio Fuksas