Bee Breeders anunciou os vencedores do recente Sydney Affordable Housing Challenge. A competição internacional de arquitetura pediu aos participantes que abordassem a crescente crise imobiliária em Sydney. O desafio visava “chamar atenção global para a importante questão habitacional em Sydney, Austrália, onde a economia é forte, mas o mercado residencial está entre os menos acessíveis, de acordo com pesquisas dos principais mercados metropolitanos”.
1º lugar
Bridging Affordable Housing: Tae Jung, Pauline Sipin, Hazel Ventura, Diana Lopez
A proposta vencedora é composta de "um módulo simples: um cais estrutural com deck que contém unidades de habitações pré-fabricadas encimadas por um telhado verde". O projeto toma a abordagem tradicional da habitação empilhada e, em vez disso, tece as casas através do tecido urbano acima da rua. Parques são formados no topo das unidades, criando um sistema de pontes verdes por toda a cidade.
2º lugar + BB Student Award
Newborn in the Crevice: Xu Jiatong, Gao Xinyuan, Shi Ying, Shanghai Institute of Visual Arts
Projetado para se encaixar entre a densidade existente do centro urbano de Sydney, este arranjo vertical de unidades fornece uma combinação de unidades habitacionais e espaços comuns. A forma geral simples é compensada por "aberturas coloridas de vários tamanhos" dentro da grade estrutural subjacente.
3º lugar
TOD and Waterfront Housing: Olga Filipowska, Tomasz Twaróg, Podhale State College of Applied Sciences in Nowy Targ
Esta proposta apresenta "unidades pré-fabricadas empilhadas flutuando dentro das baías de Sydney". O desenvolvimento orientado para o trânsito (TOD) em escala urbana transforma os locais industriais à beira-mar em residências e espaços comerciais fora da densidade da cidade ao longo de um sistema ferroviário, como forma de diminuir o uso de carros.
BB Green Award
Water Smart Home Sydney: Kevin Pham, Alex Hoang
Esta entrada incorpora um sistema ambiental complexo no projeto do edifício para criar uma comunidade que possui um sistema de água independente. Através de sistemas ativos e passivos sustentáveis, o edifício aproveita a energia através de várias fontes diferentes, incorporando também a construção modular.
Notícia via: Bee Breeders.