HASSELL venceu um concurso para o projeto de Qianhai Mawan Mile, um distrito de negócios para a cidade chinesa de Shenzhen, que se estende por 1,6 km e combina "parques exuberantes, novos edifícios culturais e uma passarela elevada sinuosa em uma visão centrada no bem-estar humano.
Com o objetivo de atrair residentes jovens e móveis em um ambiente urbano que muda rapidamente, o masterplan de Mawan é composto por espaços públicos integrados, zonas de vizinhança, prédios de pavilhões e um deck de 1,6 km de extensão ao longo do desenvolvimento.
Um mirante de 1,6 km de comprimento é central para o esquema urbano, concebido como uma "avenida no céu" para formar conexões entre o bairro, os prédios ao redor e uma rede de ruas em toda a cidade. O deck possui um percurso ininterrupto de ciclismo e corrida, de acordo com o ethos subjacente centrado no ser humano do esquema. Um grande nó de transporte público foi incluído, priorizando a mobilidade pública em detrimento do transporte privado e outras infraestruturas.
Evidências do ethos do esquema humano também se manifestam em uma ampla gama de atividades sociais, com ênfase particular no relaxamento. As zonas de vizinhança do masterplan dispõem de jardins, áreas de recreação infantil, áreas de exercícios em grupo e praças com cafés, restaurantes e instalações de arte. Combinado com um distrito de entretenimento central e semi-externo afundado abaixo da Mawan Mile, essas atrações oferecem "um contraponto às ruas dominadas pelo varejo".
No extremo sul do desenho urbano, um novo distrito cultural compreende três pavilhões, cada um com uma forma respondendo à sua função e posicionamento. Além de ser designada como parceira de design do masterplan, HASSELL realizará o projeto arquitetônico dos três pavilhões, emprestando uma linguagem arquitetônica comum, apesar de seus diversos papéis como edifício sede, sala de exposição pública e edifício cultural multiuso.
Notícia via: HASSELL