Um dos principais marcos históricos e turísticos de São Paulo, o Pateo do Collegio, local de fundação da capital paulista, amanheceu com sua fachada pichada. "Olhai por nois" é a frase que, em letras vermelhas, ocupa a fachada do Museu de Arte Sacra e da capela do complexo que pertence à Companhia de Jesus.
De acordo com a lei de crimes ambientais, pichar monumentos é crime e quem o pratica pode ser condenado a até um ano de prisão. Até o momento dessa publicação, os responsáveis pelo ato não foram identificados pela Guarda Civil Metropolitana.
Construído por jesuítas com o objetivo de catequizar índios, o colégio foi inaugurado em 1554 e sua missa inicial foi, anos depois, escolhida como data de fundação da cidade de São Paulo. O local era considerado estratégico na época, sendo servido pelos rios Anhangabaú e Tamanduateí - hoje canalizados e absolutamente renegados pela cidade.
O edifício foi permaneceu sob comando dos jesuítas até o seculo XVIII, quando estes foram expulsos do Brasil. A partir de então, o espaço se converteu na sede do governo local, que se manteve no antigo colégio até 1930.
Fonte: Folha de S. Paulo.