Em sua mais recente série fotográfica, Federico Scarchilli registra as arquiteturas religiosas da ordem cisterciense italiana - mais precisamente, a Abbazia di Fossanova, Casamari e Valvisciolo. Simples e utilitária, a arquitetura cisterciense reflete a transição entre os períodos românico e gótico. Durante esse tempo, algumas autoridades religiosas perceberam que a ornamentação excessiva era uma distração para os estudos espirituais.
Abbazia di Fossanova
Consagrada em 1208, a Abbazia di Fossanova é considerada por muitos como um dos melhores exemplos da arquitetura cisterciense. A abadia é cruciforme com extremidades quadradas e apresenta capiteis cuidadosamente entalhados que se alinham na nave.
Abbazia di Casamari
A Abbazia di Casamari é frequentemente comparada à de Fossanova. Uma entrada de arco duplo leva a claustros ajardinados que dão acesso à igreja. A planta da abadia é semelhante à de uma basílica, com uma nave central e dois corredores.
Abbazia di Valvisciolo
A Abbazia di Valvisciolo também apresenta uma nave e dois corredores, mas no final da nave norte está a Capela de Saint Laurence. A capela é adornada com "il Pomarancio", afrescos pintados por Niccolò Circignani.