O MVRDV venceu um concurso para o projeto de uma instalação na cidade costeira da Holanda de Den Helder, a qual busca fortalecer a conexão entre a terra e o mar através de um novo ícone urbano. O "SeaSaw" consistirá em uma plataforma mirante equilibrada sobre a área de amortecimento de inundações da cidade, uma estrutura singular elogiada pelo júri por capturar "o espírito da cidade e sua relação com a água através de sua forma infinita".
Como muitas das cidades costeiras holandesas, Den Helder conta com um grande sistema de diques contra inundações: montes artificiais e valas ao longo de todo o litoral, projetados para proteger seus espaços urbanos das constantes inundações. Depois de uma recente ampliação do dique de Den Helder, a conexão entre a cidade e a sua orla foi abruptamente cortada, de forma que a passarela projetada pelo MVRDV procura restabelecer, ao mesmo tempo que criará um marco urbano único que a cidade de Den Helder nunca teve.
O SeaSaw é responsável por reconectar estes dois importantes elementos, criando uma plataforma de observação equilibrada no topo do morro construído recentemente, atualmente bloqueando as vistas entre a cidade e a costa. A plataforma em loop infinito restabelece essas visões, incorporadas em um marco que corresponde à identidade de Den Helder: resistente e enérgico. A conexão entre terra e mar é reforçada pela influência das marés no SeaSaw, com sua estrutura em equilíbrio, a plataforma balança suavemente para frente e para trás de acordo com à mudança do nível das marés.
A plataforma mirante será o elemento central de um percurso caminhável e uma ciclovia de 5 km proposta junto ao dique, integrando o sistema com a cidade e a costa, ao mesmo tempo que cria um novo atrativo para que as pessoas voltem a frequentar a orla de Den Helder.
O projeto do SeaSaw para Den Helder é uma instalação de arte pública memorável que responde ao seu contexto e a sua história, representando literalmente a dinâmica das marés em seu movimento infinito. A instalação respeita o dique existente, permitindo que os visitantes e habitantes experimentem a cidade e o mar a partir de uma perspectiva totalmente nova.
-Jacob van Rijs, co-fundador, MVRDV
Para o desenvolvimento da proposta, o MVRDV trabalhou em colaboração com engenheiros do IMD. A inauguração do SeeSaw está programada para 2019.
Via: MVRDV