Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso cliente é o ex-prefeito da comunidade de Houthulst que possui uma relação especial com a região de Flandes Ocidental e o povoado de Houthulst. Durante seu mandato, realizou diferentes projetos arquitetônicos com o estúdio de arquitetura holandês Rapp + Rapp.
Após viver ali durante décadas, teve a oportunidade de comprar um pequeno terreno na parte posterior do jardim da sua casa. O lugar fazia parte de um antigo convento e apresentava três carvalhos e uma faia. Limitado por seu orçamento, o prefeito inicialmente tentou construir uma "casa pré-fabricada" com um construtor local. Pediu a dmvA que verificasse o desenho técnico e orçamentário. Mas, em vez disso, dmvA começou a desenhar.
Uma residência individual, desenhada em uma malha ortogonal de 9 placas com um pátio central ao lado de um terraço coberto, como resposta à orientação para a rua ao sul e à grande escala que rodeia os edifícios de apartamentos. Para preservar a privacidade, todas as janelas podem ser cobertas com persianas de correr de alumínio de piso a teto, em referência às típicas portas dos celeiros rurais.
O cliente estava entusiasmado com a proposta de dmvA e finalmente construiu a casa, mantendo-se dentro do orçamento.
Anedotas:
- Nosso cliente Joris Hindryckx ganhou o prêmio de "melhor prefeito" em Flanders por seus projetos realizados durante sua gestão com os renomados arquitetos holandeses Rapp + Rapp. Entretanto, sua primeira intenção foi construir uma "casa pré-fabricada" padrão;
- A planta está baseada em uma grelha quadricular das típicas casas de pátio do período romano, construídas sobre dois eixos ortogonais;
- A edificação foi erguida sob um barraco que a construtora construiu para proteger o teto de madeira em vigas de pinos expostas a chuva.