Bernard Tschumi Architects foi premiado com uma das maiores comissões na França, com o projeto e a construção de um centro de educação e pesquisa de última geração, de € 283 milhões (U$ 350 milhões) na Université Paris-Sud em Saclay, sul da capital francesa. O “METRO Centre” fará parte da ala de biologia, farmácia e química da universidade, compreendendo seis prédios conectados por passarelas elevadas, com instalações de ensino, laboratórios de pesquisa, escritórios, restaurantes e áreas de logística.
Tendo vencido um concurso contra equipes como Herzog & De Meuron e MVRDV, Bernard Tschumi trabalhará em colaboração com Bouygues Construction, Groupe-6 e BE para a realização e operação do esquema.
A visão dos arquitetos era de um conjunto de seis edifícios separados, mas interligados, formando “uma rua interior, um denominador comum e um espaço social para todo o complexo”, conectando assim as três disciplinas de química, biologia e farmácia. Uma fachada envidraçada voltada para o norte revela o coração do complexo, com espaços sociais, auditórios, um pequeno museu, administração e instalações de pesquisa.
Todas as fachadas voltadas para o norte e pontes de conexão são envidraçadas para aproveitar a luz natural suave, enquanto as fachadas leste e oeste, atrás das quais se encontram as instalações de pesquisa e ensino, incluem painéis de concreto pré-moldado branco de alta qualidade. A concentração dos seis prédios individuais varia de acordo com a função e a localização, desde prédios do campus principal de seis níveis até prédios de apoio de três níveis próximos a construções existentes.
No total, o esquema cobrirá 88.000 metros quadrados e abrigará 4.500 pessoas, incluindo 3.300 estudantes e 1.300 funcionários, posicionando a Université Paris-Sud como o maior complexo de pesquisa e educação da França.
O esquema está previsto para ser concluído em abril de 2022, permitindo 12 meses de desenvolvimento do projeto e 36 meses de construção.
Notícia via: Bernard Tschumi Architects