A Maison d´Architecture de Genebra comemora dez anos de atividades e para celebrar a data organizou ao longo de 2017 até o presente, uma série de palestras intitulada 10 anos/10 olhares. Arquitetos reconhecidos como Steven Holl, Kengo Kuma e Elizabeth Diller fizeram parte do seleto painel de palestrantes.
Para encerrar as comemorações será realizada, com o apoio do Consulado Brasileiro de Genebra, uma exposição inédita e exclusiva da obra do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha.
Com curadoria de Catherine Otondo (Base Urbana) e projeto expográfico de Beatriz Marques, Guilherme Pianca e Nilton Suenaga (Sabiá Arquitetos e Pianca+Urano), a exposição apresenta as principais ideias do arquiteto e seu particular modo de pensar expresso no constante diálogo entre o discurso e o espaço construído – cerne de sua originalidade.
Para realizar esta montagem única, a equipe refez desenhos e fotografias dos projetos, mostrando a inserção da obra construída no seu entorno para mostrar uma ideia cara a Paulo Mendes da Rocha: o lugar da obra no tecido urbano – sua inserção na cidade transformando o sentido de lugar, ponto chave de sua ação projetual.
O recente projeto do Sesc 24 de Maio tem destaque na mostra. Foi levada à Genebra uma grande maquete do eixo da rua Barão de Itapetininga até a Praça do Patriarca, reproduzindo o próprio edifício do Sesc e o projeto da Praça de mesmo nome. E, ainda, 50 peças originais do mobiliário do Sesc 24M desenhadas pelo arquiteto, gentilmente emprestadas pela entidade. Para completar a mostra foi montada uma pequena biblioteca de referência da obra do arquiteto, com 30 títulos que podem ser folheados livremente.
A exposição inaugura dia 23 de maio, no pavilhão Sicli, e encerra dia 28 de junho com a apresentação do filme “Tudo é projeto”, dirigido por Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano.