A Landmarks Illinois divulgou novas imagens do projeto de ampliação do Thompson Center, em Chicago. As imagens retratam a versatilidade deste edifício e seu potencial para criar um novo centro de uso misto na cidade. Seguindo a proposta original do projeto de Helmut Jahn, uma "super torre" poderia ser implantada na porção sudoeste do terreno sem a necessidade de demolir o edifício existente.
As novas imagens fazem parte de um projeto que nasceu no início do ano passado - uma torre de 110 pavimentos proposta pelo escritório de Helmut Jahn - em resposta à pré-anunciada demolição de um dos ícones pós-modernos da cidade de Chicago. As imagens recém divulgadas tem o objetivo de demonstrar que uma possível expansão do Thompson Center não necessariamente implicaria em sua demolição. O icônico edifício pós-modernista está na lista dos edifícios históricos mais ameaçados do estado de Illinois desde 2017 e encontra-se em uma situação bastante precária. As autoridades locais tem trabalhado para se desfazer do edifício público e substituí-lo por um novo empreendimento de alto padrão.
O projeto proposto pela equipe de Jahn busca provar às autoridades que é possível maximizar o potencial construtivo do terreno sem demolir o Thompson Center. O edifício existente serviria como porta de entrada para a nova torre, mantendo o seu status de um dos maiores espaços públicos cobertos de Chicago; “Um espaço urbano ao ar livre com lojas, restaurantes e serviços que fariam com que o novo complexo fosse ainda mais bem sucedido”. Além disso, a separação entre o edifício existente e a nova torre proporcionaria a criação de novas áreas úteis para acomodar escritórios e empresas de tecnologia junto ao atual Thompson Center.
A esquina sudoeste do terreno é ideal para a construção de uma nova torre, resultando em um impacto mínimo no átrio do edifício existente. Com aproximadamente 1.200 metros quadrados, a torre de uso misto abrigaria um hotel nos primeiros pavimentos e apartamentos nos andares superiores. No segundo pavimento do edifício existente, uma nova conexão seria construída para integrá-lo com o lobby principal da torre.
A proposta baseia-se na ideia de que "reaproveitar a estrutura existente sem demolir o Thompson Center faz mais sentido do ponto de vista econômico, ambiental e arquitetônico" uma vez que a demolição do conjunto custaria em torno de US$ 15 milhões. Por outro lado, o projeto de Jahn procura resgatar o patrimônio da cidade de Chicago e transforma-lo de uma maneira "dramática e excitante".
Via: Landmark Illinois
Chicago Announces Controversial Plans to Replace Helmut Jahn's Thompson Center with 115-Story Skyscraper
Chicago may be about to receive a new supertall skyscraper in the heart of the Loop - but it would require the demolition of one of the city's most polarizing buildings, the James R. Thompson Center, designed by Chicago architect Helmut Jahn.