A Uber acaba de apresentar seu novo projeto de futuro, um revolucionário sistema de transporte aéreo compartilhado. O “Uber Elevate” foi concebido para transformar a maneira como nos deslocamos pelos céus de nossas cidades. O sistema deverá entrar em operação daqui a cinco anos, a partir de 2023.
Conforme matéria divulgada pelo The Verge, a Uber realizou um concurso por convite com distintos escritórios de arquitetura para especular sobre os projetos dos futuros “Skyports" da UberAIR. Os Skyports compreenderão diferentes sistemas de plataformas de decolagem e aterrissagem espalhados pelos skylines das cidades do futuro. Durante a segunda conferência anual da empresa em Los Angeles, em maio de 2018, a Uber revelou os projetos vencedores de seis diferentes escritórios de arquitetura, com uma estrutura que seria capaz de transportar mais de 4.000 passageiros / hora.
A Pickard Chilton e a ARUP trabalharam em conjunto no desenvolvimento do projeto da “Sky Tower”, uma estrutura capaz de proporcionar mais de 1000 decolagens e 1000 aterrissagens / hora, considerando ainda que cada veículo é capaz de transportar até cinco passageiros. Baseado em uma “abordagem pragmática”, o projeto é definido por um sistema modular que pode ser expandido horizontalmente e verticalmente para se adequar às diferentes condições urbanas.
Enquanto isso, o projeto desenvolvido pelo BOKA Powell apresenta um sistema de plataformas que permitem tanto aterrissagens quanto decolagens, de acordo com a direção dos ventos. O esquema conta com doze plataformas verticais de pouso e decolagem. A estrutura possui ainda micro-turbinas eólicas integradas na fachada além de paredes verdes “vivas” e sistemas fotovoltaicos para geração de energia.
O "Skyport" concebido pela Humphreys & Partners seria implantado no West Downtown de Los Angeles, explorando o potencial dos edifícios garagens e estacionamentos existentes, considerando que os táxis aéreos substituiriam grande parte da frota de veículos terrestres. Construída a partir de uma mistura de “bio-concreto”, com bactérias incorporadas no concreto e calcário, este elemento estrutural vivo seria capaz de auto-reparar rachaduras e danos quando ativada pela água.
O projeto da Gannett Fleming, que também procura incorporar as instalações de estacionamento existentes, será um hub de transporte intermodal, com configurações escalonadas simples, duplas, triplas ou quádruplas de acordo com a capacidade do local onde está inserida. O projeto também se utiliza de sistemas de produção e economia de energia e recursos, como painéis fotovoltaicos, concreto translúcido, paredes acústicas e estações de recarga de veículos elétricos.
A proposta desenvolvida pelo Beck Group buscou inspiração na natureza hexagonal das colmeias, estabelecendo uma espécie de “apiário urbano” de táxis aéreos em um ciclo sem fim. A estrutura flexível poderia receber cerca de 150 decolagens e aterrissagens / hora, podendo ser ampliada até 1.000 viagens / hora.
Enquanto isso, a Corgan baseou sua proposta em um módulo único e adaptável, podendo ser instalado em qualquer espécie de local aberto, ou em qualquer cobertura de edifício, garagem ou arranha-céu. Um sistema de módulos empilhados construiriam um "edifício estação" que poderia estar integrado com o tecido urbano existente, com uma cabine de comando na cobertura para o gerenciamento do fluxo de veículos e passageiros, a estrutura marcaria a paisagem como um "farol urbano" do futuro.
Para as cidades entusiasmadas com a novidade apresentada pela Uber Skyport, a UberAIR planeja realizar uma parceria com três "cidades do futuro" para a realização de testes e avaliar a viabilidade do projeto. Por enquanto, as cidades de Dallas e Los Angeles já foram apresentadas como parceiras da companhia de transportes individuais que ainda está à procura de uma terceira cidade parceira para a implantação do sistema que deverá oferecer vôos comerciais da UberAIR a partir de 2023. As cidades têm até o dia 1º de julho de 2018 para manifestar seu interesse.
Imagens via The Verge.
Descrição do projeto via website dos arquitetos.