Desde que as obras da Chicago Spire foram interrompidas - projeto de Santiago Calatrava na 400 N Lake Shore Drive - o fosso que viria a se tornar a fundação da torre se tornou alvo de piadas e até mesmo de propostas irônicas de projeto. Mas segundo uma matéria publicada pelo Chicago Tribune, o destino desse buraco pode estar prestes a mudar; as fontes do jornal na administração municipal confirmaram uma proposta em andamento para erguer dois arranha-céus no local, projetados por David Childs, do escritório SOM.
Imagens da proposta ainda não foram divulgadas, mas de acordo com o Tribune, as duas torres terão 305 e 259 metros de altura, revestidas principalmente de vidro, e serão escalonadas, afinando em direção ao topo. A torre mais alta, localizada mais ao sul do terreno, abrigará apartamentos e um hotel de 175 quartos, enquanto que a mais baixa terá exclusivamente apartamentos.
O acordo entre a cidade e a incorporadora Related Midwest exige que esta contribua com a construção do DuSable Park, um espaço público próximo a Chicago Spire que está sendo considerado desde a década de 1980, mas que nunca se concretizou.
De acordo com a matéria do Tribune, as autoridades municipais "expressaram otimismo cauteloso" sobre a proposta, que finalmente marcaria o fim da longa saga da Chicago Spire. O buraco que existe atualmente na 400 N Lake Shore Drive é tudo o que resta do arranha-céu projetado por Santiago Calatrava, uma torre espiral de 610 metros de altura que seria o edifício mais alto dos Estados Unidos. As obras foram inciadas em 2007 mas interrompidas pela crise financeira. Em 2014 a proposta foi oficialmente abandonada.
Via the Chicago Tribune.