![](https://images.adsttc.com/media/images/5afd/77f4/f197/ccb2/0300/00a4/newsletter/ChicagoArchitectureBiennial_001_TomHarris.jpg?1526560749)
A Bienal de Arquitetura de Chicago anunciou a nomeação da curadora e educadora Sepake Angiama e do arquiteto e urbanista brasileiro Paulo Tavares para a equipe de curadores da terceira edição do evento, que acontecerá em 2019.
Eles se juntarão à Diretora Artística Yesomi Umolu para liderar a curadoria do evento de 2019, trazendo experiência em arquitetura de pesquisa e práticas discursivas.
Estou muito feliz por Sepake Angiama e Paulo Tavares estarem se juntando a mim para cuidar da direção curatorial da Bienal de Arquitetura de Chicago, em 2019. Sepake e Paulo são conhecidos por suas contribuições em seus respectivos campos. Eles ampliarão o leque de ideias e práticas na bienal e serão instrumentais à medida que desenvolvemos plataformas para aprendizado e engajamento. Estou animada para começar nossos trabalhos.
-Yesomi Umolu, Diretora Artística, Bienal de Arquitetura de Chicago 2019.
Tavares é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, onde sua pesquisa se concentra na intersecção entre espaço, conflito, direito e culturas visuais. Já lecionou na Universidade Católica do Equador e na Goldsmiths University of London. Trabalhou em pareceria com o grupo Forensic Architecture, candidatos do Turner Prize, e foi destaque na Harvard Design Magazine, na Trienal de Arquitetura de Oslo e na Istanbul Design Biennial. Em 2017, ele criou a agência Autonoma, dedicada à pesquisa e intervenção urbana.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5afd/7805/f197/ccb2/0300/00a8/newsletter/Paulo_Tavares_photo_Gabriel_Ribeiro_2018.jpg?1526560763)
Angiama trabalha na Europa e seus esforços e investigações exploram como os espaços sociais podem ser interrompidos e provocados pela aprendizagem, desempenho e projeto. Recentemente, atuou como chefe de Educação na Documenta 14, onde seu projeto “Under the Mango Tree: Sites of Learning” reuniu espaços sociais, bibliotecas e escolas lideradas por artistas que buscam “desdobrar discursos em torno da descolonização de práticas educacionais”. Angiama é Mestre em Curadoria de Arte Contemporânea pelo Royal College of Art de Londres.
![](https://images.adsttc.com/media/images/5afd/77fa/f197/ccb2/0300/00a6/medium_jpg/Sepake_Angiama_photo_Gina_Folly_2015_.jpg?1526560757)
Os diversos talentos e perspectivas que nossa equipe curatorial traz para a Bienal garantem que a exposição de 2019 atenderá novamente aos nossos objetivos - fomentar um importante diálogo sobre arquitetura nessa cidade americana famosa por sua arquitetura e oferecer aos habitantes de Chicago e visitantes de nossa cidade a oportunidade de experimentar novas formas de compreender o ambiente construído. A escolha desses líderes artísticos promete uma bienal atraente e internacionalmente relevante.
-Jack Guthman, Presidente, Chicago Architecture Biennial
A terceira edição da Bienal de Arquitetura de Chicago ocorrerá de 19 de setembro de 2019 a 5 de janeiro de 2020. O evento voltará a coincidir com a EXPO CHICAGO e o palco principal da Bienal será novamente o Chicago Cultural Center.