O ArkDes, o Centro Sueco de Arquitetura e Design, lançou uma nova conta no Instagram mostrando “objetos surpreendentes” e joias nunca antes vistas da arquitetura da Suécia. A ArkDes Collections, que apresenta uma mistura eclética de desenhos, modelos e fotografias de arquitetos como Ralph Erskine, Gunnar Asplund, Sigurd Lewerentz e Bernt Nyberg, também destacou o trabalho significativo de profissionais menos conhecidos, como Léonie Geisendorf e Mariana Manner.
Com quatro milhões de objetos, o museu cuida de uma das maiores coleções de objetos arquitetônicos da Europa. Cobrindo a arquitetura sueca de meados do século XIX até os dias de hoje, com ênfase na primeira metade do século XX, os objetos postados na conta são selecionados por curadores, arquitetos, designers e pensadores.
Em 2017, Kieran Long - que trabalhou anteriormente no Victoria and Albert Museum (V&A) de Londres - tornou-se diretor do museu. Curadores internacionais, incluindo James Taylor-Foster, juntaram-se desde então. Nos últimos meses, o ArkDes lançou um Programa de Bolsas de Estudo e em breve abrirá uma nova galeria projetada pelo escritório de Estocolmo, Dehlin Brattgård Arkitekter. Public Luxury, uma exposição sobre “arquitetura, design e a luta pela vida pública” na Suécia e em outros países, abre em Estocolmo no dia 1 de junho de 2018.