Como parte da participação brasileira na Bienal de Veneza 2018, intitulada Muros de Ar, o Atelier Marko Brajovic levou a instalação NSDC, que propõe o redesenho de grades da cidade em mobiliários urbanos, considerando o processo de design como uma ferramenta de transformação, usada para moldar a paisagem urbana e seu uso.
Quando “muros são dobrados“, o uso é redefinido; de um elemento urbano de segregação e separação para um lugar de encontro e integração, diz Brajovic. Mais do que uma forma, o projeto se apresenta como uma ferramenta para a transformação urbana.
O projeto NSDC originalmente encomendado ao Atelier Marko Brajovic pelas instituições públicas Prefeitura de São Paulo e Museu da Cidade em 2015, faz agora parte da exposição Muros de Ar no Pavilhão do Brasil em Veneza e permanecerá acessível ao público até o fim da exposição no dia 25 de novembro.
"NSDC” é uma sigla que homenageia a arquitetura cênica de Lina Bo Bardi para a peça "Na selva das cidades" de Bertold Brecht, montada pelo Teatro Oficina nos anos 60.
FICHA TÉCNICA
- Material: Perfil metálico de 3mmx3mm
- Dimensões: 3,99 (L) x 1,80 (A) x 1,40 (P)
- Autor: Atelier Marko Brajovic
- Equipe de projeto: Marko Brajovic, Bruno Bezerra, Carmela Rocha, May Shinzato, Ana Toljic