Cidades mais seguras e sustentáveis pensadas a partir das vivências e perspectivas das mulheres - esse é o objetivo do projeto Mulheres Caminhantes! Auditoria de Segurança de Gênero e Caminhabilidade Terminal Santana, que teve os seus resultados apresentados no dia 5 de maio em evento no centro de convenções da Expo Center Norte, em São Paulo.
O relatório do projeto traz reflexões sobre como a cidade apresenta dificuldades para que as mulheres se desloquem e vivam o espaço público com qualidade e segurança.
"O medo das mulheres "tem gênero", no sentido que se baseia em sentimentos de vulnerabilidade frente aos homens e está marcado pela ameaça de delitos relacionados com o sexo. O medo das mulheres, além disso, está espacializado. Suas percepções do perigo tem uma geografia específica e isso pode determinar os movimentos rotineiros das mulheres no espaço urbano." - Fran Tonkiss, 2005. Space, the City and Social Theory
O projeto tem como objetivo contribuir para que meninas e mulheres possam acessar e desfrutar a cidade com segurança, autonomia e qualidade, tanto social, como ambiental. Além disso, busca fortalecer a intersecção dos movimentos feminista, mobilidade urbana sustentável e mudanças climáticas, além de gerar dados sobre segurança de gênero e caminhabilidade no espaço públicos para incentivar o desenho de políticas públicas mais eficazes e adequadas aos contextos de implementação.
Leia o relatório completo aqui.