Aldo Amoretti divulgou novas fotografias da construção do primeiro restaurante submerso da Europa, projetado pelo Snøhetta. A estrutura está sendo construída em uma barcaça flutuante próximo ao seu local de implantação. Após a conclusão, o projeto também abrigará um centro de pesquisa de vida marinha.
Construída em concreto, a estrutura monolítica repousará no fundo do mar, 5 metros abaixo da superfície da água, mesclando-se ao ecossistema da costa da Noruega. Abaixo do nível d'água, as enormes janelas de acrílico do restaurante vão enquadrar a vista do fundo do mar.
Fora do horário normal de funcionamento do restaurante, parte do espaço será dedicado a pesquisas, onde os cientistas irão, entre outras coisas, treinar peixes selvagens com sinais sonoros com o intuito de investigar se eles se comportam de maneira diferente ao longo das estações.
A forma elegante e aerodinâmica do edifício é encapsulada em uma concha de concreto com uma superfície rugosa que convida os mexilhões a se prenderem. Com o tempo, à medida que a comunidade de moluscos se adensar, o monólito submerso se tornará um recife de mexilhões que servirá para enxaguar a água do mar e, consequentemente, atrair mais vida marinha para as águas purificadas.
- Snøhetta
Imagens via Aldo Amoretti, informações via Snøhetta