Schmidt Hammer Lassen é o grande vencedor do concurso por convite para o projeto do Hub do Conhecimento Marinho na cidade de Liverpool, no Reino Unido. O edifício de 6.400 metros quadrados abrigará diversas áreas destinadas à pesquisa, treinamento, espaços para escritórios e realização de eventos, elevando o status de Liverpool e também do Reino Unido no setor da indústria e da pesquisa marítima.
A proposta faz parte do projeto de requalificação da Wirral Waters. O masterplan de £ 4,5 bilhões representa o maior investimento da história do planejamento urbano já apresentada no Reino Unido desde o ano de 2009.
Trabalhando em colaboração com a Ellis Williams Architects, os arquitetos da Schmidt Hammer Lassen foram os responsáveis pelo desenvolvimento deste projeto de mais de £ 20 milhões, o qual se organiza em torno a torre hidráulica construída no século 19 e parcialmente destruída durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial. O projeto premiado também inclui a construção de um novo edifício adjacente, incluindo novos espaços para escritórios, além de áreas educacionais e culturais.
Projetar uma área deste calibre, um complexo que será um dos maiores empreendimentos urbanos de toda a região de Liverpool, exigiu de todos nós muito cuidado com a história do lugar e do edifício existente. Entretanto, voltados para o futuro, procuramos desenvolver um projeto que traz a Torre Hidráulica de volta à vida, utilizando uma linguagem arquitetônica que conecta o passado e o presente através de pátios interconectados, fachadas contínuas e volumes complementares.
-Morten Schmidt, sócio fundador da Schmidt Hammer Lassen.
A Torre Hidráulica manterá seu caráter original, abrigando espaços para escritórios e salas de reuniões do Centro de Indústrias Marítimas, além de contar com três piscinas, um café e um observatório com vistas para a grande Liverpool. Sutis adendos à estrutura da torre incluem uma série de caixas de vidro, as quais contrastam com a forma complexa e ricamente ornamentada da estrutura existente.
Uma parede de tijolos de demolição envolverá a estrutura existente e também o novo edifício proposto, proporcionando abrigo contra os fortes ventos do Rio Mersey enquanto cria espaços íntimos ao ar livre. Estes espaços, incluindo três pequenos jardins e um pátio central, serão complementados por terraços verdes onde será possível realizar reuniões e eventos informais.
News via: Schmidt Hammer Lassen