Um novo Serpentine Pavilion foi inaugurado em Pequim, China, marcando a primeira vez que o prestigioso programa é implementado longe do tradicional Hyde Park, em Londres. Projetado pelo escritório JIAKUN Architects, o pavilhão foi encomendado pela organização Serpentine Galleries em parceria com a WF CENTRAL, e está localizado a apenas 600 metros da Cidade Proibida de Pequim.
O projeto da JIAKUN Architects busca inspiração no Confucionismo, com vigas de aço curvas em balanço e cabos tensionados simbolizando o arqueiro, uma representação da busca tradicional de Junzi. "Embora a arquitetura moderna em Pequim tenha desenvolvido uma série de técnicas poderosas para combater as forças externas de ventos e terremotos imprevisíveis, a estrutura integral do Pavilhão visa - como o Mestre de Tai Chi - conquistar a dureza dessas forças com suavidade", explica o comunicado de imprensa das Serpentine Galleries.
O programa do Pavilhão Serpentine de Pequim foi desenvolvido como réplica do de Londres, um programa que ocorre anualmente desde 2000 e incluiu contribuições de arquitetos como Rem Koolhaas, Zaha Hadid e Bjarke Ingels. Assim como a versão londrina, o pavilhão em Pequim estará aberto até 31 de outubro e receberá uma série de eventos públicos durante cinco "Pavilion Weekends", distribuídos ao longo dos cinco meses em que permanecerá aberto.
O Serpentine Pavilion de Londres deste ano, projetado pela arquiteta mexicana Frida Escobedo, tem inauguração prevista para meados deste mês.