A partir do Manhattan Avenue Park, no bairro de Greenpoint, no Brooklyn, é possível apreciar perfeitamente o skyline de Long Island City do outro lado do rio. Este bairro histórico da cidade de Nova Iorque, maioritariamente constituído por casas geminadas e galpões industriais, está se transformando rapidamente. Por outro lado, na margem oposta do rio, em Long Island City, centenas de arranha-céus, galerias de arte e estúdios ocupam a orla do East River. Ainda que o Greenpoint e o Long Island estejam frente à frente, o Long Island pode parecer um mundo completamente diferente a partir do Greenpoint. Isso se deve em grande parte ao fato de que apenas uma ponte faz a conexão entre estes dois bairros vizinhos - priorizando apenas os veículos motorizados ao invés de pedestres e ciclistas. Não poderia haver um outro caminho possível? O Arquiteto Jun Aizaki acredita que sim. Nos últimos anos, ele e sua equipe da CRÈME Architecture and Design têm trabalhado no projeto apelidado de “Ponte de Madeira do Longpoint Corridor”.
A ponte flutuante foi concebida para oferecer novas conexões para pedestres e ciclistas entre o Greenpoint e o Long Island City, ativando, por sua vez, o espaço público nas orlas de ambos bairros.
O projeto ainda está engatinhando. Neste momento, a equipe responsável está em busca de arrecadar cerca de US$ 50.000 no Kickstarter para financiar parte dos estudos de viabilidade e um modelo em escala reduzida da ponte. Se até o próximo dia 16 de junho a meta for alcançada, os arquitetos poderiam começar a pensar em aprovar o projeto junto às autoridades da cidade de Nova Iorque.
O projeto concebido pela CRÈME é uma estrutura leve de madeira apoiada em pontões flutuantes. Construída sem nenhum tipo de fundação no leito do rio, a ponte reduziria o tempo de viagem entre o Greenpoint e o Long Island City de doze minutos (através da PuIaski Bridge) para dois minutos. Mas com um porém, a estrutura flutuante teria que ser fechada em algumas momentos para permitir a passagem de barcos e barcas pelo rio.
Se implementada, a Timber Bridge seria uma das primeiras estruturas construídas de forma sustentável nas regiões costeiras do Greenpoint e de Long Island City, as quais se caracterizam principalmente por edifícios industriais situados ao longo do Newtown Creek. Considerando ainda que a linha L de trens urbanos será desligada por 15 meses começando em abril de 2019, Aizaki acredita que a Ponte Timber poderá servir como uma ótima conexão entre a linha 7 de Long Island City e a linha G do Greenpoint. Mesmo que a ponte não seja inaugurada a tempo antes do desligamento da linha L, ela poderia prover outras importantes conexões intermodais entre os bairros no futuro.