Estudantes da África do Sul, Bielorrússia e Alemanha foram os vencedores da 14ª edição do MultiComfort House Student Content, concurso organizado pela empresa Saint-Gobain. Criado em 2004, o objetivo do concurso é desenvolver projetos baseados nos princípios do conceito multi-conforto, ou seja, "um ótimo ambiente interno que garanta o nível adequado de ar fresco, conforto térmico, visual e acústico proporcionado de forma sustentável e eficiente", explicam os organizadores.
Em estreita colaboração com o Departamento de Planejamento da Prefeitura de Dubai e a empresa Dubai Properties Group, a Saint-Gobain criou o desafio de projetar um projeto comunitário transcultural na Vila Cultural de Dubai, às margens da enseada de Al Jaddaf.
Considerando o clima de Dubai, os estudantes tiveram que encontrar uma maneira de conciliar a redução do consumo de energia dos sistemas de refrigeração e ventilação sem comprometer nenhum dos confortos dos habitantes e, ao mesmo tempo, fornecer um ótimo relacionamento com os moradores. o meio ambiente.
Em relação aos resultados, Pierre-André de Chalendar, presidente e CEO da Saint-Gobain, comentou que esta edição será lembrada pelo "alto nível dos projetos apresentados pelos alunos." Sempre me surpreendo com o espírito inovador dele ao usar as soluções. Saint-Gobain Multi Comfort para criar mais e melhores lugares para viver em todos os lugares ".
Primeiro lugar
Vahin Parmananda + Mthokozisi Sibisi / Universidade de KwaZulu-Natal, África do Sul
Segundo lugar
Veronika Supruniuk / Brest State University, Bielorrúsia
Terceiro lugar
Tobias Bretz + Dill Khan / Hochschule Darmstadt, Alemanha
Além disso, o júri decidiu atribuir menções honrosas à equipe formada por Alejandra Gómez, Paulino Poveda e Santiago Rodríguez (Espanha) e Joanna Wnuczek (Polônia).
"Este concurso reflete os incríveis esforços de uma geração jovem de arquitetos talentosos que serão fundamentais para garantir que Dubai desfrute de um ambiente sustentável alinhado à nossa visão de liderança", disse Samira AlRais, Diretora Sênior de Política e Estratégia, Desenvolvimento Sustentável da Secretariado Geral do Conselho Executivo de Dubai.
David Basulto, membro do júri e fundador e CEO do ArchDaily, comentou que o concurso "oferece uma estrutura única e sólida para os alunos desenvolverem suas habilidades, operando em um terreno real e enfrentando os desafios do conforto em condições extremas".
50 equipes de estudantes de 28 países participantes apresentaram seus projetos em quatro sessões de apresentação perante um júri internacional que incluiu representantes da Prefeitura de Dubai, arquitetos e especialistas.
Via Saint-Gobain.