Entre as atividades e conferências realizadas por três dias consecutivos no Teatro Lux do centro histórico da Cidade da Guatemala, a Bienal de Arquitetura da Guatemala (BAG) apresentou nos últimos dias de maio, as obras e projetos vencedores do Danta Awards.
Nesta ocasião, a organização propôs que a arquitetura "é tratada como um compromisso com a esfera pública e privada e com o poder de negociar mudanças individuais ou coletivas para construir seus sonhos e aspirações, até para expressar seus ideais utópicos". Nesse contexto, o júri do concurso analisou mais de 100 projetos postulados em toda a Guatemala e no restante da América Central, premiando parques, habitações coletivas, ginásios e reformas, entre outras tipologias, que responderiam ao cenário descrito pela BAG 2018.
Todos os projetos premiados na categoria profissional serão registrados e premiados para participar da XXI Bienal Pan-Americana de Arquitetura de Quito 2018, onde serão expostos juntamente com projetos de todo o continente americano e submetidos ao veredicto do júri.
Categoria Profissional
Parque Ecológico La Asunción / Municipalidad de Guatemala
Arquitetura para o desenvolvimento
H18 / Shoarq
Projeto Arquitetônico até 1.000 m²
Gimnasio Colegio Montessori / Piegatto
Projeto Arquitetônico entre 1.001 e 5.000 m²
Uno Uno / Shoarq
Projeto Arquitetônico com mais de 5.000 m²
Revitalización Octava Calle / Urbanística
Projeto Urbano e Paisagismo
El Zapote Brewing Company / Paredes Alemán Arquitectos
Reabilitação e Patrimônio
Categoria Estudantes
Alejandro Gálvez / Luz Eterna — Iglesia en la ciudad costera de Aspern
Projeto Arquitetônico
Pablo Ramírez / Guatemala Museo de Arte Contemporáneo (GUAMAC)
Projeto de Graduação
Francisco Matheu / Revitalización urbana del eje Río Seco
Projeto Urbano e Paisagismo
A Bienal de Arquitetura da Guatemala conta com o apoio da revista Domus, da revista Construir, da FERCO e a produção geral de 7Zero Studio.