Distâncias físicas já não são um problema para os grandes museus do mundo. Outrora presos às suas localizações geográficas e, assim, acessíveis apenas a quem pudesse chegar visitá-los, hoje, muitos museus já têm seus acervos digitalizados e outros estão em vias de fazer o mesmo - uma estratégia de difusão e, em certa medida, democratização do acesso à cultura.
Um passo além no processo de digitalização dos acervos é a digitalização do próprio espaço do museu - algo que já foi feito pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, um dos museus mais importantes da América Latina. Por meio de panoramas em 360° e realidade virtual - para quem dispõe dos óculos VR - é possível não só ver as obras do acervo permanente do museu como também ter uma experiência do espaço museográfico projetado por Paulo Mendes da Rocha, Eduardo Colonelli e Weliton Ricoy Torres
Um modelo virtual do terceiro pavimento do museu permite ver de cima as diferentes salas expositivas e conta com informações sobre algumas das principais obras do acervo permanente. Também é possível explorar os espaços a partir do nível do observador, caminhando pelas salas e passarelas metálicas sob a emblemática cobertura metálica em grelha.
Para acessar o modelo 3D da Pinacoteca do Estado de São Paulo e conhecer seu espaço e acervo, clique aqui.
Pinacoteca de SP - Exposição de Longa Duração
Visita virtual pelo 2º Andar da Pinacoteca do Estado de São Paulo | Visitação de Quarta a Segunda, das 10h às 17h30. Permanência até às 18h. Praça da Luz, São Paulo, SP, Brasil.
Referência: Pinacoteca e iTeleport
Publicado em 26 de junho de 2018, atualizado em 18 de setembro de 2020.