O escritório dinamarquês de arquitetura Dorte Mandrup venceu o concurso para o Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO, com o projeto do Centro de Parceria Trilateral do Patrimônio Mundial do Mar de Wadden. O projeto foi o vencedor de um concurso para uma nova sede para o Centro, uma organização que visa proteger o Mar de Wadden, administrada em conjunto pela Dinamarca, Alemanha e Holanda.
A área do Mar de Wadden foi listada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2009 e é o maior sistema ininterrupto do mundo de planícies entremarés de lama e areia.
“Estamos entusiasmados por termos concluído o círculo dos projetos do Mar de Wadden localizados nesta paisagem única protegida pela UNESCO. Ao informar os visitantes sobre o importante ecossistema local e a criação de um espaço arquitetônico envolvente, o objetivo é torná-lo uma experiência ainda mais exclusiva para visitar o Mar de Wadden”, disse Mandrup.
Inspirando-se em um cais portuário que repousa na água, o edifício é erguido do solo e se estende para cima com a estrutura destacando as linhas do horizonte. O embasamento inclinado se conecta ao nível do passeio do edifício e se estende até a beira-mar. As lajes abertas fazem a transição sem interrupções entre o espaço exterior e o interior. O edifício contará com vários espaços de exposição, instalações de pesquisa, escritórios, um centro de focas, um restaurante, um café e um hotel. Os visitantes poderão ter uma visão de 360 graus do Mar de Wadden e da paisagem do entorno.
O projeto está previsto para ser concluído em 2020.
Notícia via: Dorte Mandrup.