O OMA divulgou novas imagens de seu projeto de expansão para a Albright-Knox Art Gallery, na cidade de Buffalo. O “edifício ousado e independente” faz parte do projeto de expansão da AK360, que também inclui um projeto de preservação e melhoria do campus existente liderado pelo OMA.
O novo edifício acrescentará 2.900 metros quadrados de área expositiva e acervo para a coleção de arte do museu, além de serviços para os visitantes.
Outros trabalhos do OMA no campus incluem uma nova ala educacional no pavimento inferior do edifício pré-existente construído na década de 1960, a transformação de um estacionamento em um espaço de encontro e alterações na fachada do antigo edifício. Uma nova ponte conectará o edifício norte ao edifício de 1905 através do Olmstead Park, ao passo que uma nova cobertura para um jardim externo permitirá a realização de eventos durante todo o ano, independente do tempo.
O edifício norte é composto por três níveis que oferecem diversas experiências expositivas. Envolvendo a galeria no segundo nível há um passeio de pé direito duplo, um espaço flexível com vistas em 360 graus para os edifícios do entorno e a paisagem Olmsted. O edifício é envolvido por uma fachada translúcida que apresenta um aspecto aberto e efêmero e envolve o ambiente externo. Camadas de conexões visuais e espaciais em todo o edifício norte fomentam o diálogo com o legado arquitetônico de Albright-Knox, ao passo que convidam o público a descobrir as diversas atividades internas.
- Shohei Shigematsu, sócio do OMA
O projeto recebeu US$ 125 milhões em doações, de um custo total estimado em US$ 155 milhões. O OMA continuará a desenvolver o projeto até meados de 2019, e a inauguração está prevista para 2021.
Via: OMA