Moriyama-San - um filme de Bêka & Lemoine - recebeu o prêmio maior no Arquiteturas Film Festival em Lisboa. Centrado em torno da famosa Casa Moriyama, projetada pelo Pritzker Ryue Nishizawa, o filme faz parte de uma série em desenvolvimento chamada "Living Architectures", na qual os cineastas pretendem "colocar em questão o fascínio pela imagem, que encobre os edifícios com ideias preconcebidas de perfeição, virtuosismo e infalibilidade”. Em sua abordagem única, o filme “combina magistralmente imagem, som e narrativa em uma história convincente sobre um personagem singular e sua relação com sua casa e música."
O documentário segue a vida do Sr. Moriyama, o proprietário e morador da Casa Moriyama. Localizada em Tóquio, a casa é uma das mais influentes da arquitetura contemporânea japonesa. Volumes brancos mínimos de diferentes dimensões criam uma paisagem complexa entre as diversas funções da casa, ao passo que os acessos são unificados por espaços intermediários.
Em vez de focar a imagem da casa, Bêka & Lemoine se concentram na vida que ela abriga, em particular, a extraordinária personalidade do Sr. Moriyama. Moriyama-San também destaca uma das principais características dessa arquitetura: o modo como ela contribui para que as atividades cotidianas se espalharem para fora e através dos volumes.
De música barulhenta a vídeos experimentais, o filme nos permite entrar nas raízes do espírito livre do Sr. Moriyama.
Bêka & Lemoine são muito reconhecidos e elogiados por críticos e arquitetos por sua representação alternativa da arquitetura. Responsáveis também pela produção e distribuição dos filmes, mantêm total autonomia criativa nesse processo.
Ila Bêka e Louise Lemoine são dois dos principais artistas que trabalham atualmente com arquitetura. Seus trabalhos enfocam a relação entre pessoas e projeto, enfatizando a presença da vida cotidiana em algumas das obras arquitetônicas mais emblemáticas das últimas décadas.
- Barbican Centre