Em breve, a cidade de Panevezys, na Lituânia, receberá um novo centro cultural. Projetado pelo IMPLMNT, escritório de arquitetura do próprio país, o projeto foi o grande vencedor do concurso de arquitetura. A proposta para o novo Centro de Artes Stasys Eidrigevicius, o qual será implantado na parte norte do centro da cidade, venceu a concorrência devido a sua função, localização, projeto de arquitetura e o valor social / econômico agregado à cidade.
O edifício será construído onde antes havia um antigo teatro, um importante marco histórico da cidade. Depois de realizar uma análise detalhada da estrutura existente, verificou-se que o edifício não poderia ser salvo ou preservado. Entretanto, sem esquecer a importância do antigo edifício para a cidade, os arquitetos do IMPLMNT decidiram buscar inspiração em suas formas e proporções para desenvolver o projeto desta nova importante estrutura urbana.
A localização do terreno utilizado para o projeto do novo Centro de Artes, em pleno centro urbano de Panevezys, é de suma importancia para a cidade e seus habitantes. O projeto foi concebido para criar uma nova conexão entre as ruas Krantas e Respublika, aproximando o centro comercial ao leste e o lago Oxbow. Para implantar o edifício, os arquitetos estudaram as condições físicas do local com muito cuidado. Deste modo, procurou-se criar um grande espaço público aberto ao longo da fachada sul do terreno. Além disso, os arquitetos propuseram a criação de uma sala pública de cinema de forma a valorizar a cultura local e resgatar a memória historia do antigo edifício.
O centro finalmente foi dividido em duas áreas principais, um espaço de lazer ao norte e um espaço público ao sul. O conjunto também incluirá um espaço de exposições ao ar livre, onde serão realizados shows, performances, arte de rua, um cinema a céu aberto além de abrigar bares e cafés.
O projeto da arquitetura buscou inspiração nas obras de Stasys Eidrigevicius, artista que dá nome ao Centro Cultural. Observando dois motivos característicos de sua obra, os arquitetos fazem menção a “continuidade de linhas e formas, e a interação dos objetos entre si, sua conexão e transformação”. Essa interpretação foi traduzida para a arquitetura através de suas conexões e superfícies.
Via: IMPLMNT