A Biblioteca Central de Oodi em Helsinki, projetada pelo ALA Architects, está em fase de conclusão na Finlândia. Com inauguração prevista para 3 de dezembro de 2018, a biblioteca se localiza no distrito cultural de Töölönlahti, onde se ergue como um "projeto poderoso e icônico" em meio a outros marcos arquitetônicos.
Situado em frente ao Parlamento Finlandês, o projeto representa uma interação entre o Estado e seus cidadãos, “um novo caminho para promover a liberdade de expressão e democracia”.
A biblioteca desempenhará, simultaneamente, um papel tradicional, abrigando mais de 100.000 livros, e de promotora da cultura digital. Dividida em três níveis, o piso superior é dedicado às funções tradicionais da biblioteca através de um espaço adaptável com divisórias de vidro, uma ampla varanda e vistas deslumbrantes da cidade. O pavimento intermediário é dedicado a “aprender fazendo” através de oficinas urbanas e estúdios digitais, enquanto que o térreo funciona como extensão da praça pública, complementada por um espaço polivalente para exposições, cafés e um cinema.
Projetada pelo ALA Architects para um concurso de projeto de 2013 que recebeu 544 propostas, espera-se que a biblioteca receba cerca de 10 mil visitantes diariamente.
Antes da abertura da biblioteca, Helsinque inaugurará, em 30 de agosto, o Museu de Arte Amos Anderson, projetado pelo JKMM Architects. Localizado sob a praça do edifício Lasipalatsi de 1936, que faz parte do museu, o projeto conta com claraboias que garantirão a conexão entre a sala de exposições e a praça.
Via: City of Helsinki