Foram publicadas as últimas imagens do projeto de reforma do Centro de Exposições Olympia, no oeste de Londres. Avaliado em US$ 925 milhões, a remodelação do complexo é fruto do projeto desenvolvido em parceria entre o Heatherwick Studio e a SPPARC Architecture. A estrutura existente será amplamente reformada e ampliada, desde os atuais espaços expositivos até a construção de novos estúdios e escritórios para trabalho colaborativo.
O edifício de 130 anos será adaptado e transformado em um novo centro criativo com mais de dez mil metros quadrados de espaços públicos. A nova estrutura deverá "incentivar e apoiar as iniciativas mais ambiciosas, concentrando-se principalmente nas áreas criativas e jovens empreendedores, além de disponibilizar uma enorme área verdes para a comunidade local e seus visitantes".
Abaixo dos 6.500 metros quadrados de espaços de trabalho colaborativo e mais 55.000 metros quadrados de escritórios e estúdios para atividades criativas, o edifício abrigará uma série de restaurantes, hotéis e cinemas. Dando continuidade à programação tradicional do Olympia, um dos principais espaços voltados à arte no Reino Unido, o projeto de reforma incluirá mais 6,500 metros quadrados de novas estruturas para o teatro e as artes performáticas.
Como responsáveis pelo Olympia de Londres, estamos investindo alto para proteger este ícone da cidade e ampliar a sua visibilidade no cenário internacional como um dos principais centros para a arte e as atividades criativas. A proposta apresentada reflete os debates e consultas públicas que desenvolvemos com a comunidade local de modo a garantir que estamos atendendo as todas as demandas necessárias além de transformar este local em um novo centro moderno e inspirador.
-John Hitchcox, Chairman do Yoo Capital
O projeto está sendo patrocinado pelos proprietários do Olympia London, do Deutsche Finance e também pelo Yoo Capital. O processo de aprovação junto às autoridades deverá ser iniciado ainda em setembro deste ano.
A divulgação do projeto de reforma do Olympia Center foi divulgado logo após o projeto do Zeitz MOCAA do Heatherwick Studio, na África do Sul, ter ganhado publicidade nas mídias especializadas após ter sido selecionado para o World Architecture Festival Awards de 2018.
Via: Heatherwick Studio